Barco para pescaria: o que você precisa saber antes de comprar o seu

Escolha o modelo de barco mais adequado para deixar a sua pescaria ainda mais agradável e produtiva

Barcos para pescaria

Água doce, água salgada, águas abrigadas ou em mar aberto. Apenas para pesca ou também para passeio, viagem ou esqui. Antes de comprar um barco, é fundamental responder a essas perguntas e definir qual será a sua função principal e em quais locais será utilizado na maior parte das vezes. Feito isso, seus momentos de pescaria podem ser mais produtivos e agradáveis.

Se as suas respostas forem sobre a vontade de comprar um barco para pescaria para utilizá-lo em rios, lagos ou represas, anote as dicas que selecionamos para você analisar antes de escolher o seu.

Antes de comprar

  1. Peso total: além do peso do barco, é recomendado considerar o peso dos pescadores, do motor de impulsão, do tanque de combustível cheio, da âncora e da tralha e acessórios complementares.
  2. Altura da borda: tem a função principal de proteger os pescadores das ondas dentro do barco, também chamadas de marolas. Geralmente, quanto mais alta a borda, maior o peso que pode ser carregado.
  3. Estabilidade: de acordo com especialistas, modelos mais largos são mais estáveis. Os cascos com maior “V” na popa ou “fundo em V” também proporcionam melhor navegação e estabilidade. A proa quilhada é mais um fator que pode trazer estabilidade ao barco.

Tipos de barcos

Os modelos para pesca geralmente apresentam ampla área de armazenagem, viveiros para isca, armários e motor de popa com boa performance. Os modelos de console central, por exemplo, são indicados para pescaria em família, pois possuem assentos confortáveis e lavatórios completos. São equipados com compartimento para vara, viveiro para isca e plataforma que facilita a captura de peixes maiores. Os de alumínio, por sua vez, oferecem alta resistência, fácil manutenção e baixo custo.

Leia também: Saiba onde e qual espécie pescar em água doce no Brasil

Conheça alguns modelos

  1. Chato

Barcos para pescaria
Mais utilizado em águas calmas, rasas e sem marolas, como lagos e represas, sua principal vantagem é a estabilidade e o peso leve. Alcança boa velocidade pela grande capacidade de aquaplanagem com uma suficiente economia de combustível. Com bordas baixas e fundo chato, esse modelo oferece maior espaço interno.

Na presença de ondas ou corredeiras, ou se carregar muito peso, pode perder estabilidade ou entrar água em seu interior, já que sua borda é baixa.

  1. Bico ou quilhado

Barcos para pescaria
 Bastante utilizado em lugares com marolas frequentes, alcança mais velocidade ao “cortar” a água pelo seu formato em “bico”. Apresenta boa estabilidade em manobras em águas agitadas e borda mais alta, protegendo o pescador. Por ter uma proa mais estreita, o espaço interno é mais reduzido, o que pode dificultar a movimentação no seu interior.

  1. Semichato

Barcos para pescaria
Considerado um ótimo modelo para pescaria, equilibra as vantagens e desvantagens dos outros tipos de barco. Sua plataforma grande é perfeita para pesca esportiva, e os modelos com fundo e boca mais largos oferecem maior estabilidade, mesmo em águas agitadas. Por oferecer mais segurança e maior tecnologia, o investimento também é maior.

Confira alguns modelos para você e onde encontrá-los!

Mega Bass

O barco tem um comprimento total de 6,12 m, largura de 2,44 m, peso aproximado de 600 kg e motorização de 150 hp até 400 hp indicado pela fabricante.

Para uma pesca completa, aposte em um barco que atenda a todas as suas necessidades. O Mega Bass sai de fábrica com carpet náutico, para-brisas em acrílico 5 mm, caixa térmica, duas caixas de varas, outras caixas, porta-tralhas, tanque de combustível em PEAD de 110 litros, viveiro instalado com aerador bomba de 500 G.e thimes, pintura personalizada e suporte de baterias. O barco tem um comprimento total de 6,12 m, largura de 2,44 m e peso aproximado de 600 kg.

Angel Confort

Pescar é um momento de esfriar a cabeça e relaxar. Por isso, todo conforto é bem-vindo. O Angel Confort, da Quest Boards, assim como os demais modelos da marca, é projetado para guardar de forma segura e eficaz os equipamentos do pescador. Com lotação para até 5 pessoas, tem piso antiderrapante lavável, motorização de 150 hp a 400 hp, viveiro de 120 litros, caixa com isolamento térmico, 9 caixas secas, 3 olhais em inox e 4 cunhos inox.

Panfish™ 16

Da marca Tracker Boats, o Panfish™ 16 tem direção única e leve, proporcionando manuseio preciso e fácil. Além disso, o modelo conta com novos assentos de pesca com dobradiças e almofadas – tornando a experiência do seu fim de semana de pesca ainda mais confortável. O barco de alumínio também tem 2 caixas de haste de carregamento superior e um compartimento debaixo do banco. Com cinco compartimentos de armazenamento, o Panfish™ é o modelo ideal para uma pescaria com seus amigos.

Gostou das dicas? Tem mais alguma para compartilhar? Também queremos saber onde você costuma pescar. Compartilhe com a gente!

Clique e leia a matéria completa

Tags

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados

Cadastro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*