Previsão de chuvas nas próximas semanas!

Situação deverá favorecer o avanço da semeadura da safra de grãos nas regiões onde os trabalhos estão atrasados e dar condições para a melhoria das pastagens.

clima agropecuaria

Em outubro, as chuvas seguiram em maiores volumes nos estados da região Norte do país, além de Mato Grosso, do Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, onde choveu até 150-200 milímetros no acumulado até o dia 17.

Já em boa parte de Goiás, do Mato Grosso do Sul e das regiões Sudeste e Nordeste, as precipitações não ultrapassaram os 50 milímetros no mesmo período.

Observe, na figura 1, que no Norte de Minas, Oeste da Bahia e em uma faixa que vai do Piauí até o Rio Grande do Norte não choveu neste mês.

Figura 1
Volume de chuvas no Brasil em outubro/2019 (até o dia 17), em milímetros.

clima agropecuaria

Fonte: INMET / CPTEC

As chuvas abaixo da média histórica para esse período seguem atrasando a semeadura da safra brasileira de grãos (2019/2020). Em alguns casos, os agricultores ainda aguardam mais umidade do solo para iniciar os trabalhos.

Por outro lado, em algumas situações nas quais a cultura de verão já foi semeada, será necessário o replantio em função do clima adverso.

Na figura 2, apresentamos os mapas de disponibilidade de água no solo e a situação para manejo do solo.

Observa-se que a situação para manejo do solo está entre desfavorável e razoável em boa parte do Brasil Central e do Centro-Sul, territórios que abrangem importantes regiões produtoras de grãos e de pecuária.

Figura 2
Disponibilidade de água no solo (I) e condições para manejo do solo no Brasil 48 horas a partir do dia 17/10/2019.

clima agropecuaria

Fonte: INMET / CPTEC

Boas notícias!

Para os próximos dias, a previsão é de que as chuvas “se desloquem” para os estados da região Sudeste e parte do Nordeste do país.

Entre os dias 18 e 26 de outubro, estão previstas chuvas em uma faixa que vai do extremo Norte do Brasil até o litoral da região Sudeste, estendendo-se até a Bahia.

Figura 3
Previsão de chuvas entre os dias 18 e 26 de outubro de 2019, em milímetros.

clima agropecuaria

Fonte: INMET

Para o final de outubro e começo de novembro, a previsão é de que as chuvas fiquem mais concentradas nas regiões Norte e Centro-Sul do país (figura 4).

Figura 4
Previsão de chuvas entre os dias 26 de outubro e 3 de novembro de 2019, em milímetros.

clima agropecuaria

Fonte: INMET


Toda segunda-feira um novo boletim climatológico é publicado às 6h. Não deixe de acompanhar!