Clique aqui se você ama churrasco

Segredos para preparar uma costela fogo de chão de forma descomplicada.

Foto: Cícero Bittencourt

Que o churrasco é o queridinho do brasileiro na hora de reunir os amigos e a família todo mundo já sabe! Afinal, só de falar já bate aquela vontade, não é? E que o churrasco ganhou ares de sofisticação e hoje encontramos com facilidade boutiques de carne, cortes nobres e até peças que levam a raça do gado no nome? Você também é especialista nisso.

Mas você sabia que não basta só encontrar os produtos premium e escolher a matéria-prima ideal para se ter um bom e saboroso churrasco? Tão importante quanto isso é conhecer o modo de preparar e manusear a carne!

Calma, você não precisa ser um churrasqueiro ninja para preparar uma receita incrível. Para ajudar a preparar um saboroso churrasco, especificamente, uma costela fogo de chão, conversamos com o chef Léo Salomão, da rede Pobre Juán, que tem mais de 19 anos de experiência e é especialista em parrilla argentina, além de assados em fogo de chão. Ele deu algumas dicas essenciais para o preparo dessa receita deliciosa, de forma prática e descomplicada. Vamos a elas!

– Não esfregue o sal grosso na carne, pois ele é áspero e tem propriedades que “queimam” a peça.

– Use sal fino sempre do lado do osso. Dessa forma, a absorção será melhor e o sabor sairá de dentro para fora.

– A carne de costela não necessita de azeite para fixar o sal, a própria gordura tem essa função.

– Na hora de assar a costela fogo de chão, comece pelo lado do osso virado para a brasa.

– Os temperos não devem ser colocados diretamente na carne. A dica é distribuí-los pela grelha ou em uma bandeja com a brasa e sentir a explosão de aromas.

– Um segredo é a peça ter uma proporção exata de gordura, que vai proteger a carne da agressividade do fogo.

– Para finalizar, só vire a costela quando o osso já estiver desprendendo da carne. Essa virada é só para selar, o que garante maciez e suculência.

Muito além do preparo

Ter uma carne de qualidade à mesa vai muito além do preparo. O processo já começa na própria fazenda, na qualidade do pasto que é dado ao animal, na localização estratégica, na forma de transporte para o abatedouro e no tempo de vida e confinamento do gado, explica o chef.

Agora, se você prefere saborear uma costela fogo de chão em vez de preparar a sua própria receita, é só encontrar uma das festas tradicionais espalhadas por todo o país. Uma delas acontece anualmente e é considerada a com o maior churrasco do Brasil: a Festa do Trabalhador, realizada em Cascavel, no oeste do Paraná. Neste ano, ela foi comemorada com 16,5 toneladas de carne divididas em 515 costelões, que ficaram seis horas no fogo e serviram mais de 25 mil pessoas. O evento reuniu gente de vários estados brasileiros e do mundo para experimentar a iguaria.

Partiu churras!?

Clique e leia a matéria completa

Tags

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados

Cadastro

2 respostas para “Clique aqui se você ama churrasco”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*