Como sustentar as finanças da sua fazenda

Acompanhe as orientações do zootecnista e consultor em gestão Antonio Chaker sobre a base da sustentabilidade financeira do seu negócio

Já falamos aqui sobre como otimizar a gestão da fazenda com o objetivo de aumentar os lucros. Agora vamos complementar o assunto abordando o tripé cultura, gente e processos, que, na opinião do consultor Antonio Chaker, é fundamental para que você, pecuarista e gestor(a), sustente as finanças do seu negócio. Confira!

CULTURA

“É a personalidade da fazenda. Fala-se muito em cultura organizacional na indústria e acabamos nos esquecendo da cultura na propriedade rural.

Atualmente, considero duas grandes linhas mestras culturais:

  1. Aquela que trabalha para ter lucro por meio da produtividade, da eficiência, da gestão de equipe, dos protocolos modernos de operação – atribuindo a responsabilidade do sucesso ao próprio trabalho.
  2. Aquela que busca o lucro por meio da economia, do gastar o menos possível, atribuindo ao outro a responsabilidade do possível insucesso.”

Leia também: Case de sucesso: intensificação pecuária no Mato Grosso 

GENTE

“Equipe motivada e capacitada. Para construir essa equipe, a fazenda precisa ter habilidade para atrair pessoas, selecioná-las, treiná-las e mantê-las. Como se consegue isso? Aqui aparece a função fundamental do gestor líder, que deve apresentar a habilidade de estabelecer uma visão de negócio e criar todas as condições para executá-la. Liderar é bater meta por meio da equipe, é mostrar um caminho e criar as condições para que ele seja percorrido.”

PROCESSOS

“A produção deve considerar: estratégia de entressafra, de fertilização e de nutrição, qualidade genética, melhoramentos.

Os processos gerenciais devem estabelecer meta, acompanhamento semanal das atividades e mensal dos ‘indicadores’ técnicos, revisão trimestral das estratégias de planejamento, acompanhamento financeiro, fluxo de caixa previsto.

E os processos comerciais devem considerar a estratégia de compra de insumos, de comercialização na bolsa, de antecipar algumas compras para se configurar uma boa estratégia tributária.”

Importantes dicas, concorda? Aproveite para aplicá-las e mantenha a sustentabilidade financeira da sua fazenda!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*