Criatório com maior resultado em melhoramento de rebanho

Conheça a história da Fazenda Rio da Paz, em Cascavel (PR), que recentemente recebeu o Prêmio Mérito Genético 2018, pelo trabalho desenvolvido com a raça angus

 

melhoramento de rebanho

Foi a partir da visita ao Rio Grande do Sul, feita no final dos anos 90, que a família Zancanaro, de Cascavel (PR), optou por substituir a criação de rebanhos da Fazenda Rio da Paz pela raça angus. Antes focados em zebuínos, os Zancanaro viram nos rebanhos pretos, encontrados na região de Santa Maria, um novo caminho para os negócios.

Depois de alguns testes realizados com cruzamentos de diversas raças, a família optou pela angus. “Rendimento e acabamento de carcaça, precocidade e melhor custo-benefício da angus foram os principais aspectos avaliados por nós para a mudança”, conta Renato Zancanaro, irmão mais velho de cinco filhos, que assumiu os negócios da família herdados do pai, Antônio.

Em dezembro do ano passado, ao receber pela primeira vez o Prêmio Mérito Genético 2018, concedido pela Associação Brasileira de Angus, a Rio da Paz foi reconhecida como o criatório com o maior resultado do ano em melhoramento de rebanho. “Consideramos o maior prêmio que um criatório pode receber, então, estamos bastante honrados com esse reconhecimento. Significa o coroamento de um trabalho, de mais de 20 anos, realizado de forma séria, com foco, critério e muito suor. É uma conquista nossa e de todos da equipe da fazenda”, relata Renato.

Nesses 22 anos de trabalho, a genética da propriedade vem se destacando, com produção de bovinos reprodutores de alta performance no Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (PROMEBO). Atualmente, conta com 600 exemplares puros, 1,6 mil cabeças de gado geral (cruzamento com angus) e as atividades de ciclo completo.

Amor pelos negócios

Apesar de ter vivido só até os seis anos no campo, a grande experiência do pai transmitida a Renato Zancanaro foi fundamental para que tocasse o dia a dia da propriedade. Além da paixão pela vida no campo, Renato herdou a aptidão para os negócios. Hoje é responsável pela gestão da fazenda e pelo cuidado de mais de 2.000 animais.

“Meu pai sempre foi do campo e realmente nasceu com tino para os negócios. O pouco que vivi na fazenda acompanhando o seu trabalho foi suficiente para sentir que era o que eu queria fazer. E o curso de Administração completou o conhecimento que eu precisava”, conta.

Casado com a Neide e pai de dois filhos, Isadora, de 17 anos, e Marco Antônio, de 13, Renato tem na família a base para enfrentar os desafios diários comuns ao cenário do campo. A filha já escolheu outra área e irá iniciar o curso de Medicina, mas Marco Antônio vem demonstrando que em breve deverá seguir os passos do pai. “Sempre que me visita na fazenda, mostra que gosta, tem interesse em aprender e, pelo visto, leva jeito”, confidencia o administrador. E acrescenta: “independente de qual caminho sigam, o importante é que tenham na família a base para tudo, afinal, uma família bem construída já é meio caminho andado.”

Renato ressalta a importância de realmente gostar do que se faz, trabalhar com dedicação e saber valorizar a sua equipe. Aspectos esses, segundo ele, fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.

Nossos parabéns pela conquista e pelo trabalho realizado, Renato!

E você, também desenvolve melhoramento de rebanho na sua fazenda? Conte para nós como é! 🙂


Acesse a seção Perfil do pecuarista para conhecer outras histórias de pessoas que amam o que fazem!

 

Clique e leia a matéria completa

Tags

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados

Cadastro

4 respostas para “Criatório com maior resultado em melhoramento de rebanho”

  1. Avatar nilson yoshii - Paraná (PR) disse:

    com certeza fruto de anos de dedicação, seriedade, e amor pelo trabalho. o melhor gado angus que conheço.

    1. Pasto Extraordinário Pasto Extraordinário disse:

      Que legal saber que você já conhecia o trabalho da família Zancanaro, Nilson.

  2. Avatar Valdair borba - Goiás (GO) disse:

    Gostaria de comprar touro dessa raça! O que está valendo e como comunicar com vc

    1. Pasto Extraordinário Pasto Extraordinário disse:

      Oi Valdair, tudo bem? 🙂 Você gostaria de se comunicar com o pecuarista mencionado na matéria, é isso? 🤔

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*