Investimento e gestão: a chave para o sucesso na pecuária

Para ter bons resultados na propriedade é necessário investir em inovações e fazer uma boa gestão.

Mauro Da Silva Porto
Fazenda: Porto Belo
Município: Colinas – MA
Rebanho: 4 mil cabeças
Tamanho da propriedade: 4,3 mil hectares

Após o falecimento de seu pai, paralelamente aos negócios da família, Mauro criou o seu próprio negócio. Há cinco anos, é proprietário e gerente da fazenda Porto Belo, localizada no município de Colinas – MA. Ele trabalha com sua esposa, que cuida da parte de escritório. O pecuarista Mauro Porto está no ramo há trinta anos. Tudo começou com seu avô, que teve propriedades nos municípios de Passagem Franca, Lagoa do Mato e Parnarama, todos no estado do Maranhão e assim a atividade pecuária foi passando para as próximas gerações.

O produtor explora os sistemas de cria, recria e engorda e faz a seleção de seu rebanho através de um programa de melhoramento genético. Na região, a pecuária é predominante. “Há pouco tempo a agricultura começou a chegar na região, então comecei a fazer uma pequena integração lavoura-pecuária”, relata Mauro.

Para conseguir bons resultados, Mauro conta com a colaboração de veterinários e do serviço de algumas empresas. “Sou parceiro da Dow AgroSciences há vinte anos e o principal resultado que obtive desde que comecei a usar os produtos por ela produzidos, foi a melhora na qualidade do pasto. Com isso, consegui aumentar a capacidade animal, em minha região a taxa de lotação média é de 0,8 UA/hectare. Hoje a fazenda está com capacidade de 3 UA/hectare e tenho como objetivo chegar a 5 UA”, afirma.

Para finalizar, o pecuarista enfatiza que fazer uma boa gestão da propriedade e agregar valor ao produto é fundamental para ter sucesso na atividade.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*