Já experimentou carne de varal?

Esse novo jeito de fazer churrasco está conquistando fãs no Brasil

O varal de carnes é uma nova e diferenciada técnica de preparar churrasco, na qual as carnes ficam penduradas por correntes ou arames e distantes da brasa. As generosas doses de sabor acontecem porque a distância faz com que carnes, frutas ou vegetais cozinhem lentamente e fiquem mais suculentas e macias.

Normalmente, usa-se lenha nesse processo, pois ela garante um calor constante e proporciona um sabor defumado aos assados. Mas o carvão também pode ser usado para segurar a temperatura do fogo.

A preparação do churrasco no varal requer uma pitada de paciência. É que, além de se iniciar o passo a passo com a montagem do varal, é necessário controlar a temperatura e alimentar a brasa quando necessário. O tempo de preparo varia bastante e pode levar até 10 horas – isso está relacionado ao tipo de carne, tamanho da peça e condições climáticas, entre outros aspectos.

O mestre assador do Festival de Carnes Tropeiro, Nicolino Andreatta Costa, conta que esse tipo de churrasco é muito elogiado pelos apreciadores de carne porque ela fica macia e com sabor inigualável de defumado. Nicolino tem mais de 15 anos de experiência e viaja o Brasil todo preparando churrasco, incluindo em seu calendário eventos para a Corteva Agriscience™. Mas ele considera que cada evento é único. “Quanto colocamos amor naquilo que fazemos, normalmente o resultado é fantástico”, diz, orgulhoso. “Meu prazer de assar uma carne é ver a satisfação estampada no rosto das pessoas”, completa Nicolino. Para o mestre assador, o segredo para fazer um bom churrasco no varal é ter paciência para executar, manter a brasa constante e curtir cada momento do preparo!

Anote na agenda!

O próximo Festival de Carnes Tropeiro acontece no dia 20 de outubro em Araguaína/TO. Está sendo estimado um público de 1.000 a 1.500 pessoas e serão assados 1.500 kg de carne. O evento será divido em 13 estações e, em uma delas, haverá o churrasco com a técnica de varal. Se você mora na região, não perca!

Compartilhe

6 respostas para “Já experimentou carne de varal?”

    1. Agradecemos seu comentário, Wilson! Anotamos sua sugestão e vamos avaliar para um próximo post. Continue nos acompanhando por aqui para mais novidades. ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*