Passo a passo: como otimizar a gestão da sua fazenda [PT. 1]

Confira as dicas do zootecnista e consultor Antonio Chaker para manter a lucratividade da propriedade rural

Uma adequada e eficiente gestão da fazenda, seja ela pequena, média ou grande, é um importante diferencial competitivo no mercado. Entre os diversos fatores de impacto na gestão está a definição do lucro como meta principal. Acompanhe na entrevista com o mestre em produção animal e consultor em gestão Antonio Chaker as orientações sobre como você, pecuarista e gestor(a), pode manter e até mesmo otimizar o seu negócio.

  1. Boa gestão = bater metas

“O ponto de partida para um processo gerencial funcionar bem, independentemente do setor, é um bom estabelecimento de metas. Quem não tem meta não tem gestão. E trabalhar para alcançá-las é pensar em soluções reais e aplicar métodos para que aconteça.”

  1. Lucro como meta principal

“Defendo alguns aspectos para o pecuarista olhar com cuidado:

. Ganho médio de área do animal – é importante que ele ganhe peso.

. Desembolso cabeça/mês – o quanto sai do seu caixa para cada animal da fazenda e o valor de venda da arroba do boi, sendo o de menor impacto nesse ciclo.”

Leia também: Três dicas para ganhar dinheiro com a pecuária

  1. Custos fixos x Custos variáveis

“Um dos maiores desafios da gestão de uma propriedade rural é justamente o gasto maior em custos fixos e não nos variáveis. Sendo custo fixo tudo aquilo que não aumenta conforme o aumento da produtividade e do rebanho (despesas administrativas, mão de obra permanente, imposto não incidente sobre a produção, manutenção etc.).

Os custos fixos nas fazendas mais rentáveis chegam normalmente a 60% dos custos fixos das que têm prejuízo. É interessante que as com menos custos fixos conseguem mais espaço no orçamento para gastar com variáveis que realmente impactam na rentabilidade do negócio.”

Gostou das dicas? No próximo texto, Antonio Chaker vai falar sobre o tripé cultura, gente e processos, que é fundamental para uma gestão que promova a sustentabilidade da sua fazenda. Acompanhe!

Clique e leia a matéria completa

Tags

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados

Cadastro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*