Veja como verificar a saúde do solo e da água de sua fazenda

A plataforma online Agropad, lançada pela IBM, permite a análise química em tempo real e no local utilizando Inteligência Artificial.

A atenção à qualidade da água e do solo deve estar entre os principais cuidados na sua propriedade rural, concorda? Esse controle é fundamental para uma boa produção de carne e leite, já que com um pasto de melhor qualidade e, consequentemente, mais produtivo, o gado ganha em saúde e peso. Mas você já imaginou como seria se pudesse ter acesso ao resultado da análise da água e do solo da sua fazenda na hora, pelo celular?

É exatamente isso que o Agropad, nova plataforma online lançada pela IBM, possibilita. Com tecnologia alimentada por Inteligência Artificial, você consegue testar a saúde da água e do solo e entender a composição química deles na sua propriedade, de maneira rápida e acessível.

Como isso funciona na prática?

Apenas com um pedaço de papel, do tamanho de um cartão de visita, associado ao aplicativo para dispositivos móveis, como celulares e tablets. Basta que você pingue uma gota de água ou amostra de solo no cartão, vire e tire uma foto pelo aplicativo. A imagem é analisada pelo chip microfluídico (que verifica pequenas quantidades de fluídos) existente dentro do cartão e o resultado sai em menos de 10 segundos.

Os dados são armazenados sob uma figura com círculos na parte de trás do cartão e este conjunto fornece resultados de testes colorimétricos, no qual a cor de cada círculo representa a quantidade de determinado produto químico na amostra, ou seja, a concentração de elementos como Cloro e Magnésio, além de pH (veja mais na foto).

Também é possível verificar a data da avaliação e a localização da propriedade. Os dados podem ser armazenados na nuvem, o que permite acessar um histórico de avaliação do solo e da água na fazenda no momento que precisar e de onde estiver.

Quer saber mais vantagens com a nova ferramenta?

Além de obter o resultado em tempo real e no local da verificação, o Agropad traz facilidade ao usuário e um processo mais acessível, o que auxilia os pequenos produtores e agricultores a pouparem trabalho, tempo e custos envolvidos na contratação de equipes para a coleta de solo e envio do material para laboratórios.

A nova ferramenta ainda é um protótipo e está em fase de testes. Segundo a IBM, a tecnologia pode inclusive ser aplicada em outras indústrias, como a de alimentos e bebidas.

Avaliação por lâminas de papel

Para verificar a qualidade da água em propriedades rurais, a Corteva Agriscience™ também utiliza um processo de análise por meio de tiras/fitas de papel de empresas químicas muito semelhante à de pH, já comum no mercado. Para isso, são disponibilizadas duas tiras (dureza e pH) que fornecem a avaliação química e a concentração de determinados elementos.

Ótima iniciativa, concorda? Você já conhecia essa tecnologia? Nós também procuramos encontrar soluções como essas que auxiliem o seu dia a dia na fazenda.

*As informações contidas na matéria têm base nas informações da ferramenta disponibilizadas para a mídia. Não foram realizados testes por parte da equipe do Pasto Extraordinário.

Leia também: Apps agro para ajudar você

 

Clique e leia a matéria completa

Tags

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados

Cadastro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*