Saiba como descartar as embalagens dos defensivos agrícolas

Assim você ajuda o meio ambiente e a saúde de quem trabalha no campo

Você sabia que em 18 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Campo Limpo? Esta data é muito importante para o Brasil, pois, nos últimos anos, o nosso país tem sido referência no descarte correto de embalagens dos defensivos agrícolas.

Atualmente, segundo o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) – entidade sem fins lucrativos criada para preservar a saúde da população e do ecossistema –, 94% das embalagens plásticas primárias comercializadas têm destinação ambiental correta no Brasil. Esse resultado tão satisfatório foi possível graças ao trabalho de mais de 15 anos da entidade e também da regulamentação vigente no país.

A Lei 9.974/2000 e o Decreto 4.074/2002 tornam obrigatório o descarte das embalagens dos defensivos agrícolas no prazo de um ano a partir da data da compra. Então, para estar dentro da lei e ajudar o meio ambiente, os produtores rurais precisam devolver as embalagens vazias dos defensivos agrícolas nas unidades fixas ou itinerantes do Sistema Campo Limpo – o programa brasileiro de logística reversa do material.

Confira quais são os passos para fazer o descarte correto:

Lavagem

Esvazie totalmente o frasco, adicione água em até um quarto do seu volume, tampe e agite por 30 segundos. Jogue o líquido no tanque do pulverizador e repita a ação três vezes. Feito isso, fure ou corte o fundo da embalagem para deixá-la inutilizável.

Armazenamento

As embalagens vazias devem estar separadas com suas respectivas tampas, rótulos e caixas. Verifique se o revendedor do produto pode fazer a coleta ou realize um agendamento de devolução online.

Depois disso, todos os recipientes seguem para uma central de recebimento. Lá, passam por um novo tratamento e, então, devem seguir em blocos compactados às recicladoras.

Lembre-se de jamais descartar os restos dos defensivos agrícolas em pias, solos ou mesmo queimar as embalagens. Além disso, é fundamental guardar o comprovante de devolução, pois este documento deverá ser apresentado sempre que a fiscalização solicitar ao visitar a sua propriedade.

Para saber qual é a unidade de recebimento mais próxima, é só acessar o site oficial da inpEV.

E você, está cuidando do descarte de embalagens dos defensivos agrícolas da sua fazenda? Compartilhe as suas dicas nos comentários!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*