Sem tecnologia, sem saída!

Maior produtividade está ligada à aplicação de tecnologias. Buscar novas informações e aplicá-las de forma racional garante o sucesso do negócio.

Ederli da Silva

Ederli da Silva
Fazenda: Fazenda Nova Canaã
Município: São Domingos do Araguaia-PA
Rebanho: 1,8 mil cabeças (recria e engorda)
Tamanho da propriedade: 1,7 mil hectares

O pecuarista em destaque é o senhor Ederli da Silva, que com o uso de tecnologia, fundamentalmente ligada ao correto uso de herbicidas, obtém bons resultados no controle de plantas daninhas.

Segundo o senhor Ederli, controlar as plantas daninhas é o maior desafio em sua fazenda. Durante muito tempo ele tentou fazer o controle com roçadeiras, mas não conseguia ter um resultado eficiente.

Segundo ele, “roçadeira é boa para cortar o capim, mas quando é para conter as daninhas só servem para espalhá-la, ou seja, o prejuízo é maior ainda”.

A partir de várias experiências de controle fracassadas, decidiu testar herbicidas para o controle. O resultado agradou.

Em parceria com a Dow AgroSciences, testou produtos indicados para o combate a plantas de difícil controle. O resultado foi positivo, eliminando até 95% das plantas daninhas. “Para se ter ideia, os produtos disponíveis no mercado atualmente, e que são utilizados na fazenda, possuem eficiência em torno de 75%”.

Segundo o produtor, além da eficiência, a maneira de aplicar o produto chamou a atenção. “O novo produto pode ser aplicado com máquina, ou seja, fazer um tipo de pulverização, e isso barateia em 90% do custo da aplicação, devido à menor necessidade de mão-de-obra”.

Com o pasto limpo, a produtividade aumentou. O senhor Ederli estima que em função do controle com esse herbicida a capacidade de suporte das pastagens aumentou em torno de 20%.

Como dica, o produtor ressalta que na pecuária não devemos procurar a saída que aparentemente é a mais “barata”, pois nem sempre os resultados serão, na mesma medida, positivos.

Além disso, em sua visão, diante dos crescentes desafios e necessidades da pecuária moderna, a busca por novas tecnologias é a chave para, com bons resultados, se sustentar na atividade.

LEIA TAMBÉM: Técnicas para calcular a produtividade das pastagens.

 

Clique e leia a matéria completa

Tags

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados

Cadastro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*