Será que chove?

Vamos descobrir alguns segredinhos para prever o clima

Bolha na espuma do café, grilos cantando, vacas deitadas no pasto, pássaros voando baixo, as cigarras param de cantar, a forma das nuvens. Qual é seu método para saber se vai chover? Afinal, o homem do campo que presta atenção aos sinais da natureza nem precisa ver a previsão do tempo, certo? Só de olhar para o céu já sabe se o clima vai mudar. E o mais impressionante é que quase sempre acerta. Senão, sempre.

Vamos conhecer alguns dos fenômenos que nos dão dicas para prever mudanças climáticas?

Por exemplo, qual a relação entre grilos e a chuva? Sim, existe uma relação: o metabolismo dessa espécie reage a mudanças de temperatura. Quando ela está caindo, o canto dos grilos fica mais acelerado. Prestar atenção ao som que eles fazem no campo pode ajudar na previsão do tempo.

O canto das cigarras também pode estar relacionado com a chuva. Se de uma hora para outra elas, que estavam fazendo um barulhão, ficarem quietas, pode ser sinal de chuva. O som que elas emitem vem, na verdade, do movimento das asas. Mas elas não conseguem movimentá-las quando há muita umidade, que é sinal de chuva chegando!

A chuva é essencial para a agricultura. Conhecer seus segredos é parte da vida no campo. Tanto que existem algumas tradições, como o Dia de São José. Reza a lenda que se não chover no dia do santo, nada de colheita. Há quem prefira nem plantar se a chuva não vier na data comemorativa. Esse é um costume nordestino muito antigo e forte até hoje. Afinal, às vezes, colher a safra pode ser uma tarefa árdua. Por isso, um pouco de fé e esperança ajuda.

Por isso, São José recebe muitas orações para que no seu dia chova. Essa crença é antiga, mas ninguém sabe ao certo sua origem. É parte da história marcada por tradições que foram passadas de pai para filho ao longo do tempo, até hoje.

E você, tem algum método infalível para saber se vem chuva? Conte para nós.

Clique e leia a matéria completa

Tags

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados

Cadastro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*