Descubra diferentes formas de celebrar o Natal

Que tal conhecer tradições em diferentes regiões do Brasil?

tradições de natal

Foto: Silvio Aurichio

Folia de Reis, Coral do Palácio Avenida, Círio de Nazaré. São tantas tradições de Natal que a gente precisou escolher apenas algumas para falar aqui. Afinal, cada região tem seus próprios costumes e celebra a data de forma diferente. E essa é justamente uma das maiores belezas do nosso país, a riqueza cultural. Então, vamos conhecer algumas das festas que acontecem no Brasil:

Folia de Reis

Famosa com outros nomes em algumas regiões, a Folia é tradição em vários lugares, como Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Goiás. Na festa, é celebrada a chegada dos três reis magos e, por isso, é costume sair às ruas caracterizado como um deles. Ah! Claro que há muita música e dança!

Coral do Palácio Avenida

Considerada uma das tradições mais bonitas para celebrar o Natal, a apresentação do coral acontece em Curitiba, no Sul do país. Atualmente, o espetáculo está em sua 28.ª edição, consagrando-se como uma das atrações mais importantes da época na cidade. Em 2018, o tema escolhido é “Tempo de Sonhar”, e as apresentações acontecem no período de 30 de novembro a 16 de dezembro, às sextas-feiras e aos sábados e domingos. O coral natalino é formado por crianças de escolas municipais e instituições de acolhimento.

Círio de Nazaré

Que tal conhecer uma celebração de Belém do Pará? Estamos falando da procissão Círio de Nazaré, comemorada há mais de dois séculos. Trata-se de uma linda homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, e chega a concentrar algo em torno de 2 milhões de pessoas na caminhada que é símbolo de fé. Os fiéis percorrem uma distância de 3,6 quilômetros, da Catedral de Belém até a Praça Santuário de Nazaré, marcando o trajeto com sinais de sua devoção, enfeitando ruas e casas para louvar a Santa. Por tudo isso, a procissão é considerada Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.

Esses são apenas três exemplos de celebrações que acontecem pelo Brasil. Existem muitos outros, como Fandango ou Marujada (regiões Sul e Sudeste), Natal Luz de Gramado (no Rio Grande do Sul), Auto dos Quilombos e Chegança (realizados em diversos estados do Nordeste), e muito mais. Compartilhe com a gente, nos comentários, as tradições da sua região. Conte aí!

Feliz Natal! ❤

Clique e leia a matéria completa

Tags

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados

Cadastro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*