Uma vida inteira dedicada aos cuidados com a pastagem

Conheça a trajetória de Alcino Ladeira Neto, que há mais de 40 anos se dedica à pesquisa e ao desenvolvimento de produtos essenciais ao controle de plantas daninhas em pastagem.

Nascido em Jundiaí, interior de São Paulo, o engenheiro agrônomo e zootecnista Alcino Ladeira Neto nunca imaginou trabalhar no estado e, muito menos, com produtos químicos. Mal sabia ele que esse seria o seu caminho por muitos e muitos anos.

Apenas quatro meses depois de se formar em engenharia agronômica, Alcino participou de um processo seletivo para duas vagas: uma para a montagem do antigo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da então Dow Química, na cidade de Franco Rocha/SP, e outra para trabalhar em produtos para pastagens no antigo Departamento de Pesquisas Agroquímicas da empresa.

Ao passar no processo, escolheu ir para Franco Rocha, onde deu início ao seu trabalho na empresa em 3 de maio de 1976. Após três meses, foi transferido para o grupo de Pesquisa e Desenvolvimento da Linha de Pastagem e, desde então, não parou mais de desenvolver produtos para o controle de plantas daninhas de pastagem.

Esse é um longo caminho de sucesso, afinal, em toda a sua história com a Dow AgroSciences, agora Corteva Agriscience™, Divisão Agrícola da DowDuPont, que ultrapassa 40 anos, Alcino esteve sempre à frente do processo de pesquisa e desenvolvimento de produtos revolucionários, responsáveis por manter a empresa na liderança desse segmento de defensivos por muitos anos, já que é a unica companhia que investe no desenvolvimento de moléculas. Hoje, ele atua como pesquisador de campo, exercendo a função de Pastures Senior Scientist na nova área criada pela companhia: Agronomia da Região Centro-Norte.

Pela trajetória trilhada por Alcino, com dedicação e amor constantes pelo que fez e faz, e pelo sucesso alcançado, resultado do apreço e devoção ao seu trabalho, o engenheiro pode muito bem ser considerado o verdadeiro “pesquisador pai” dos produtos XT da Corteva Agriscience™. Cerca de 90% dos produtos do portfólio de pastagem da empresa são “filhos” seus, incluindo o mais novo produto, com o lançamento da nova Tecnologia XT (saiba mais no box). 

“Agradeço pelo ‘título’, pela brincadeira. Mas, na verdade, ao longo desses anos, procurei apenas fazer o meu trabalho com criatividade, inovação e iniciativa, estudando e pesquisando, com meus companheiros pesquisadores da companhia, as necessidades do mercado e da empresa”, conta Alcino.

Ele reforça que sempre buscou desenvolver o trabalho com o objetivo único de trazer soluções e ferramentas para ajudar a pecuária brasileira a aumentar sua produtividade por meio do controle das plantas daninhas infestantes das áreas de pastagem.

E acrescenta: “esses 42 anos dentro da companhia têm uma representação muito forte para mim, pois tive acesso a condições fundamentais para poder absorver tecnologia, aprender, buscar conhecimento em outras áreas quando necessário, além de desenvolver tecnologia e profissionalismo. E, o mais importante, pude me desenvolver como ser humano”.

Em uma palavra

A vida no campo: “futuro, prosperidade”

Um lugar: “minha casa”

Um ídolo: “meu pai”

Uma lembrança: “nascimento dos meus filhos”

Um desafio: “viver até os 90”

Um sonho: “ver todos os meus filhos formados” (Alcino é pai de 8 filhos)

Parabéns pela trajetória de sucesso, Alcino! Nós é que agradecemos pelos tantos anos dedicados à qualidade e eficiência de nossos produtos e soluções. Sua história serve de inspiração a todos!

Tecnologia XT

A Tecnologia XT, o mais novo lançamento da Corteva Agriscience™, vem como uma solução inédita no mercado: eliminar definitivamente até as plantas daninhas resistentes a aplicações foliares, sem rebrota, garantindo mais produtividade do pasto e oferecendo ao mercado uma ferramenta mais eficiente, prática e versátil.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*