Agropecuaristas: Taigo Galadinovic de Oliveira e Carlos Ney de Oliveira
Fazenda: Fazenda São Carlos
Município: Colíder-MT
Rebanho: Não informado
Tamanho da propriedade: 1573 hectares
Esta foi a mensagem central do engenheiro agrônomo e pecuarista Taigo Oliveira que, em parceria com seu pai, o sr. Carlos Ney de Oliveira, através do controle químico de ervas daninhas estabeleceu os fundamentos para aumentar a produtividade em sua propriedade, a Fazenda São Carlos, localizada em Colíder-MT.
A fazenda conta com uma área de integração lavoura-pecuária onde cultiva soja, arroz e, depois, capim (bachiaria ou panicum). Na área onde não há integração, é feito o uso de herbicidas para o controle de plantas daninhas.
Após tentar de diversas maneiras fazer o controle das plantas daninhas (antigamente utilizava-se a foice e depois era feito a roçada), o controle químico passou a ser utilizado porque se mostrou mais eficiente e, se realizado de maneira correta, é o método com o melhor custo-benefício.
Figura 1. Planta daninha Lacre (Vismia guianensis)

Fonte: Tarciso Leão
A importância em fazer o controle das plantas daninhas, segundo o produtor, está na produtividade da pastagem. Um pasto infestado com ervas daninhas reduz a produtividade da área e, se você faz o controle, pode usufruir 100% da pastagem.
Pensando nisso, o pecuarista, em parceria com a Corteva Agriscience, experimentou um novo produto, o “Dominum XT”, eficaz contra as plantas daninhas e, em especial a “lacre”, principal erva invasora da região.
O produtor, que realizava uma mistura de Dominum, Garlon e óleo mineral, com o novo produto testado em sua propriedade deixou de realizar a mistura, ou seja, apenas com o uso do Dominum XT (além do óleo mineral) o objetivo foi alcançado.
Os resultados da experiência deixaram o pecuarista satisfeito, inclusive, para mudar a estratégia de limpeza da pastagem, pois onde antes aplicava a mistura (Dominum + Garlon), aplica agora apenas o Dominum XT.
Sempre buscar eficiência e intensificar o uso de tecnologia com total conhecimento do que está fazendo, e não adotar uma estratégia apenas porque o vizinho ou o amigo o fez, é com este conselho final para os amigos leitores que Taigo se despede. Até a próxima edição!
Prezados Senhores
Preciso acabar com a erva daninha chamada de RUÃO e MIXIRICO, como se chamam aqui em Desterro do Melo MG.
Na certeza de ser atendido, desde já fico muito grato.
Sebastião Marcos Tafuri
Show Sebastião.
Pode nos enviar seu telefone de contato? Vamos entrar em contato com você pelo seu e-mail também 😀