Excesso de chuvas tem prejudicado a colheita da safra 2017/2018 no Sul do país. Já em boa parte do Brasil Central e região Sudeste, os volumes, até então, não foram suficientes para o manejo do solo para o plantio da safra de grãos 2018/2019 ou para a reforma ou renovação das pastagens.”
Choveu com mais força na região Sul do país no final de setembro e na primeira semana de outubro.
Os volumes chegaram a 50 milímetros no Rio Grande do Sul, Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná. Veja a figura 1.
Figura 1.
Volume de chuvas no Brasil acumulado de 29 de setembro a 3 de outubro de 2018, em milímetros.

Fonte: Agritempo
No Paraná, por exemplo, a colheita (safra 2017/2018) vem sendo prejudicada pelo excesso de chuvas e elevada umidade do solo. Existe preocupação também com relação à semeadura da safra de grãos 2018/2019 pelos mesmos motivos.
Na figura 2, apresentamos as condições para os trabalhos no campo – respectivamente, a colheita (safra 2017/2018).
Figura 2
Condições para colheita no Brasil.

Fonte: Agritempo
Com relação à safra 2018/2019, em fase de plantio no país, os trabalhos avançaram nas últimas semanas, mas a falta de chuvas em algumas regiões do Centro-Oeste, além do Norte de São Paulo, Triângulo Mineiro e Norte de Minas ainda não deu condições para manejo do solo em algumas áreas dessas regiões.
Para as pastagens, a situação é semelhante. As reformas ou renovações deverão ocorrer mais para novembro/dezembro, com os volumes mais regulares e bem distribuídos no Brasil Central e região Sudeste.
Figura 3
Condições para manejo do solo no Brasil.

Fonte: Agritempo
Expectativas
Para a primeira quinzena de outubro, as chuvas deverão continuar em maiores volumes no Sul e Sudeste do país e parte do Mato Grosso do Sul.
Figura 4
Expectativas de chuvas no Brasil entre os dias 4 e 12 de outubro de 2018, em milímetros.

Fonte: USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos)
Para os dias 12 a 20 deste mês, a previsão é a de que as precipitações avancem para o Brasil Central e região Nordeste.
Dessa forma, as expectativas são positivas com relação ao avanço dos trabalhos no campo, ou seja, o plantio da safra de grãos 2018/2019 e, também, à situação de água no solo para os trabalhos com as pastagens.
Figura 5
Expectativas de chuvas no Brasil entre os dias 12 a 20 de outubro de 2018, em milímetros.

Fonte: USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos)