Atenção às geadas no Sul do país!

Nos estados da região Sul, além de Mato Grosso do Sul, poderá gear, devido às quedas nas temperaturas e à umidade elevada.

geadas

As chuvas diminuíram em boa parte do Brasil. Em maio, até o dia 30/5, nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, os volumes ficaram entre 25-100 milímetros, frente aos 150-250 milímetros registrados no acumulado do mês anterior.

Somente nos estados do Norte e Sul do país as chuvas continuaram em grandes volumes na comparação mensal.

Figura 1
Volumes de chuvas acumulados em abril e maio (até o dia 30) de 2019, em milímetros.

Fonte: INMET | INPE | CPTEC

Com relação à situação das pastagens, no Brasil Central e região Sudeste, as condições pioraram bastante em relação ao final de abril e começo de maio, com perda da capacidade de suporte animal, em função do período mais seco, além da queda na temperatura e dias mais curtos (luminosidade).

Já para as lavouras de segunda safra, com destaque para o milho, o clima tem se mostrado favorável ao avanço dos trabalhos, e as expectativas se mantêm positivas com relação às produtividades médias.

Em Mato Grosso, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), até o dia 24/5, 1,3% da área semeada com milho neste ciclo havia sido colhida, frente ao 1% colhido no mesmo período da safra passada. A produtividade deverá ser 3,7% maior este ano no estado.

No Paraná, segundo o Departamento de Economia Rural (DERAL), até o dia 27/5, a colheita do milho de segunda safra tinha atingido 5% da área plantada. Com relação à situação das lavouras, 84% estão em condições boas, 13% em condições medianas e 3% em condições ruins. A produtividade média deverá ser 32,4% maior neste ano, frente à safra anterior.

Expectativa para o curto prazo

Para o começo de junho, a previsão é de chuvas apenas no Norte e no Sul do país (figura 2). Ou seja, um cenário não muito diferente do verificado no final de maio.

Com as quedas nas temperaturas, poderá gear nos estados do Sul do país, além de Mato Grosso do Sul e Sul da região Sudeste.

Figura 2
Previsão de chuvas no Brasil entre os dias 1 e 8 de junho de 2019, em milímetros.

Fonte: USDA


Toda segunda-feira um novo boletim climatológico é publicado às 6h. Não deixe de acompanhar!

 

Clique e leia a matéria completa