Carnaval com chuva em boa parte do país!

Previsão é de até 150 milímetros em alguns municípios no Brasil Central e regiões Norte, Nordeste e Sudeste.

clima carnaval pecuaria

Nos últimos dias choveu forte na região Central e Centro-Norte de Mato Grosso, em Goiás e em boa parte das regiões Norte e Sudeste do país.

Observe na Figura 1 que, em uma área que vai do Sul/Sudeste do Amazonas, passando pelo Centro-Oeste (Mato Grosso e Goiás), até o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro, os volumes chegaram a 300-350 milímetros no acumulado até o dia 20 de fevereiro.

As precipitações ocorreram em grandes volumes também no Pará, Maranhão e Oeste da Bahia.

Figura 1.
Volume de chuvas no Brasil em fevereiro de 2020, parcial até o dia 13 e acumulado até o dia 21, em milímetros.

clima carnaval pecuaria

Fonte: Inmet / Cptec

Por outro lado, choveu pouco nos três estados do Sul do país, no Nordeste, com destaque para o Piauí e Sul da Bahia, e em Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima. Em alguns municípios desses estados não chove há mais de dez dias, conforme apresentamos no mapa de estiagem na Figura 2.

Figura 2.
Dias consecutivos sem chuvas, até 20 de fevereiro de 2020.

clima carnaval pecuaria

Fonte: Agritempo

Colheita (1ª safra) e semeadura (2ª safra)

Com o clima colaborando em boa parte das regiões produtoras, a expectativa é de uma safra recorde no Brasil na temporada atual (2019/2020).

Segundo o relatório de fevereiro da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o país deverá colher 251,12 milhões de toneladas de grãos neste ciclo, 3,8% mais que o colhido na safra passada, recorde até então.

O país está colhendo a safra de verão (primeira safra) e semeando a segunda safra ou safra de inverno.

No Paraná, até o dia 17 de fevereiro, 23% da área de milho de verão e 22% da área de soja foram colhidos. O plantio do milho de segunda safra atingiu 32% da área prevista no estado nesta temporada (Deral).

Em Mato Grosso, mesmo com as chuvas, os trabalhos no campo avançaram bem nos últimos dias. Segundo informações do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), até o final da primeira quinzena de fevereiro, 58,2% da soja (safra de verão) foi colhida e 63,2% da área prevista com milho na segunda safra foi semeada.

No Rio Grande do Sul, a colheita da soja começou e atingiu 1% até o dia 20/2. Com relação ao milho de verão, 43% da área foi colhida no estado.

Carnaval chuvoso

Até o final deste mês, a previsão é de chuvas no Brasil Central e em grande parte das regiões Norte e Sudeste do país, além do Maranhão e do Piauí.

Nessas localidades, os volumes poderão chegar a 100-150 milímetros no acumulado entre os dias 21 até o final de fevereiro (Figura 3).

Figura 3.
Previsão de chuvas no Brasil entre os dias 21 e 29 de fevereiro de 2020, em milímetros. 

clima carnaval pecuaria

Fonte: USDA

Com as chuvas, a previsão é de temperaturas mais amenas, especialmente nos estados da região Sudeste. Veja a Figura 4.

No Centro-Sul, a temperatura média deverá ser entre 2ºC e 4ºC abaixo da normal climatológica (média histórica) para o período analisado.

Figura 4.
Previsão de temperaturas médias no Brasil entre os dias 21 e 29 de fevereiro de 2020, em milímetros. 

clima carnaval pecuaria

Fonte: USDA

Toda segunda-feira um novo boletim climatológico é publicado às 6h. Não deixe de acompanhar! 

Clique e leia a matéria completa