Entre os dias 26/12/19 e 1/1/20 choveu forte na região Norte do país, com exceção de Roraima, Norte do Amapá e Oeste de Rondônia. Os volumes chegaram a 100 milímetros no acumulado do período em algumas áreas.
Também choveu no Norte e região Central de Mato Grosso, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Bahia, Goiás, mas em volumes variando entre 50 e 75 milímetros, em sua maior parte.
No restante do país não choveu ou as chuvas ocorreram de forma isolada, como em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e algumas áreas no Nordeste. Veja a figura 1.
Figura 1.
Volume de chuvas acumulado no Brasil entre os dias 26/12/19 e 1/1/20, em milímetros.

Fonte: Cptec / Inmet
Observe na figura 2, que em alguns municípios da região Nordeste, não chove há mais de trinta dias. Já no Brasil Central e Centro Sul, a falta de chuvas chega a 10-15 dias em algumas importantes regiões pecuárias e agrícolas.
Figura 2.
Número de dias consecutivos sem chuvas até o dia 2 de janeiro de 2020.

Fonte: Cptec / Inmet
A colheita da safra brasileira de grãos de verão (2019/2020) deverá ganhar força ao longo deste mês, se intensificando em fevereiro e março.
Na figura 3, apresentamos os mapas de condições de manejo de soja e colheita. A situação está mais favorável no Centro Sul do país, considerando um período de 48 horas a partir de 2/1.
Figura 3.
Mapas de condições de manejo do solo e colheita em 48 horas a partir de 2/1/20.

Fonte: Cptec / Inmet
A previsão, no entanto, é de chuvas nos próximos dias em boa parte do Brasil Central e região Sudeste do país (figura 4), o que deverá amenizar a situação nas áreas de estiagem e beneficiar as lavouras nesta reta final de desenvolvimento, assim como manter as boas condições das pastagens.
Figura 4.
Previsão de chuvas no Brasil entre os dias 3 e 12 de janeiro de 2020, em milímetros.

Fonte: USDA
—
Toda segunda-feira um novo boletim climatológico é publicado às 6h. Não deixe de acompanhar!