Com boa umidade no solo, a semeadura da safra de grãos avança no país

As chuvas em bons volumes têm possibilitado o avanço da semeadura da safra de grãos 2018/2019 no país. Diferentemente do ano passado, quando houve atrasos, a situação neste ano está mais dentro da normalidade até então.

Até o dia 15 de outubro, o Paraná semeou 85% da área de milho de primeira safra e 47% da área prevista com soja na temporada atual, segundo o Departamento de Economia Rural (DERAL).

Em Mato Grosso, a semeadura da soja, carro-chefe na safra de verão no estado, atingiu 28% até meados de outubro, frente a 15% semeados nesse mesmo período da safra passada. Os dados são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA).

Nas figuras 1 e 2, apresentamos as precipitações no acumulado de outubro e a situação de disponibilidade de água no solo.

Figura 1
Volume de chuvas no Brasil no acumulado de outubro, até o dia 18, em milímetros.

Com relação às pastagens, além da boa umidade do solo, as temperaturas mais altas ajudam na rebrota do capim.

Em São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, a situação já está melhor, em relação aos últimos meses, com a recuperação gradual das pastagens.

Figura 2
Disponibilidade de água no solo no Brasil entre os dias 14 e 18 de outubro, em porcentagem.

Se por um lado as chuvas têm beneficiado a semeadura da safra de grãos e as pastagens, em algumas regiões, onde ocorreram pancadas de chuvas, os trabalhos de colheita foram prejudicados.

Por exemplo: em São Paulo, a colheita da cana-de-açúcar avançou mais lentamente ao longo de outubro. No Sul do país, a colheita do trigo 2017/2018 foi prejudicada pelo excesso de umidade.

Previsões

Para o final de outubro, a previsão é de que as chuvas ocorram em maiores volumes e sejam mais bem distribuídas no Brasil Central, o que deverá favorecer o desenvolvimento das lavouras já estabelecidas e as condições das pastagens.

Os volumes poderão chegar a 150 milímetros em algumas áreas entre os dias 19 e 27 de outubro, conforme a figura 3.

Figura 3.
Previsão de chuvas no Brasil entre os dias 19 e 27 de outubro de 2018, em milímetros.

Clique e leia a matéria completa