Outono e inverno mais chuvosos no Centro-Sul

Apesar dos volumes menores previstos para os próximos meses, as chuvas deverão ficar acima da média histórica. As pastagens e culturas de inverno serão beneficiadas.

chuva pasto nublado

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou as previsões de anomalias de chuvas (desvios) para o trimestre maio, junho e julho no país.

Observe as manchas azuis no mapa, na figura 1, que são as áreas onde as precipitações deverão ficar acima da média histórica no período em questão. São elas: os três estados da região Sul do país, além de São Paulo, Sul de Minas Gerais, Oeste do Mato Grosso, Oeste do Mato Grosso do Sul, Leste de Rondônia e Sul da Bahia.

Nas áreas em cinza no mapa, que engloba a maior parte do Brasil Central e a região Sudeste, espera-se um cenário de chuvas dentro da normalidade.

Já nas regiões Norte e Nordeste, a previsão é de que os volumes de chuvas fiquem abaixo da média histórica no trimestre em questão.

Figura 1.
Anomalias (desvios) de chuvas no Brasil no trimestre maio, junho e julho de 2019, em milímetros.

Fonte: INMET| CPTEC

Com relação às pastagens, além da redução nas chuvas, a queda da temperatura e a menor luminosidade já começam a impactar nas condições e na capacidade de suporte animal. No entanto, destacamos que, por ora, a situação está bem melhor comparativamente ao mesmo período do ano passado.

O clima favorável também tem colaborado com o desenvolvimento e a situação das lavouras de milho de segunda safra nas principais regiões produtoras.

No Paraná e no Mato Grosso, principais estados produtores do cereal, as produtividades médias esperadas para este ano foram revisadas para cima nos últimos relatórios.

Expectativa para o curto prazo

Para o começo de maio, a previsão é de que as chuvas fiquem mais concentradas na região Norte do Brasil, além de Maranhão, Piauí e Ceará.

Nesses estados, os volumes poderão chegar a 125-150 milímetros no acumulado até o dia 11 de maio.

Nas demais regiões, os volumes não deverão chegar a 30-40 milímetros no mesmo período (figura 2).

Figura 2.
Previsão de chuvas no Brasil entre os dias 3 e 11 de maio de 2019, em milímetros.

Fonte: USDA

Toda segunda-feira um novo boletim climatológico é publicado às 6h. Não deixe de acompanhar!

 

Clique e leia a matéria completa