Atenção às chuvas no início da colheita da safra 2018/2019

Chuva no pasto

A colheita da safra brasileira de grãos 2018/2019 começou e, com isso, é preciso ficar mais atento às chuvas, já que os excessos podem prejudicar o andamento dos trabalhos no campo, em função da dificuldade de entrar com as máquinas para a colheita, devido à umidade elevada.

A colheita da soja plantada precocemente teve início no final de dezembro no Brasil Central e Centro-sul do país. Os trabalhos com o milho de verão ou primeira safra também começaram no Rio Grande do Sul e no Paraná.

A expectativa é de que o ritmo dos trabalhos no campo ganhe força em janeiro e fevereiro, o que mantém os olhares atentos ao clima, especialmente ao volume de chuvas previsto para esse período.

Lembrando que o início da estação chuvosa, nesta temporada, ocorreu mais dentro da normalidade, em relação à safra passada, que registrou atrasos e irregularidades nas chuvas. Esse quadro foi positivo para o desenvolvimento das lavouras e pastagens.

Apesar do cenário melhor em setembro e outubro em algumas regiões, as chuvas ficaram abaixo da média em novembro e dezembro de 2018, como no Paraná e Mato Grosso do Sul.

Previsões

Para curto e médio prazos, as chuvas são bem-vindas nessas áreas de estiagem, tanto para as lavouras de grãos como para as pastagens.

Entretanto, nas áreas em que a colheita dos grãos começou, caso ocorra chuvas em grandes volumes e por longos períodos, o andamento dos trabalhos poderá ser prejudicado em função da elevada umidade do solo e dificuldade de entrar com o maquinário.

Na figura 1 (abaixo) destacamos o Norte de Mato Grosso e o Rio Grande do Sul, regiões com previsão de fortes chuvas até o dia 19 de janeiro. A previsão aponta para chuvas de até 200 milímetros entre os dias 3 e 11 de janeiro.

Figura 1
Previsão de chuvas no Brasil entre os dias 3 e 11 de janeiro de 2019, em milímetros.

Previsão de chuvas no Brasil entre os dias 3 e 11 de janeiro de 2019, em milímetros.

Fonte: IGES | COLA

Para o final da primeira quinzena deste mês e começo da segunda, as chuvas deverão continuar no norte da região Centro-oeste e região Norte do Brasil, mas deverá diminuir na região Sul, especialmente no Rio Grande do Sul.

Figura 2
Previsão de chuvas no Brasil entre os dias 11 e 19 de janeiro de 2019, em milímetros.

Previsão de chuvas no Brasil entre os dias 11 e 19 de janeiro de 2019, em milímetros.

Fonte: IGES | COLA

—–
Toda segunda-feira um novo boletim climatológico é publicado às 6h. Não deixe de acompanhar!

 

Clique e leia a matéria completa