Previsão de chuvas para o trimestre dezembro/19, janeiro e fevereiro/20

Menores volumes estão previstos para Goiás, Tocantins, Minas Gerais e Oeste da Bahia.

clima agro

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou em novembro as previsões de chuvas para o Brasil no trimestre que compreende os meses de dezembro de 2019, janeiro e fevereiro de 2020.

Esse período é importante, pois compreende a reta final de desenvolvimento das lavouras de verão ou primeira safra, e também o início da semeadura da segunda safra de milho. Com relação às pastagens, normalmente, é nesse período que são feitos os principais manejos do capim, com a realização das práticas de adubação, controle de plantas daninhas, etc.

Observe a figura 1. As previsões apontam para chuvas mais dentro da média histórica nos três estados do Sul, boa parte da região Norte e de Mato Grosso, além de São Paulo e Rio de Janeiro.

Com isso, as lavouras de verão e o início da semeadura da safra de inverno deverão ser beneficiados nesses estados. É esperada também uma melhoria das condições das pastagens nas próximas semanas, em especial nas regiões onde as precipitações estavam atrasadas.

Entretanto, a atenção continua no Noroeste de Mato Grosso do Sul, Goiás, Oeste da Bahia, Sul do Tocantins e Minas Gerais, importantes regiões produtoras de milho de segunda safra, que poderão registrar déficits de chuvas de 50 a 100 milímetros no período em questão.

Figura 1.

Previsão de anomalias de chuvas no trimestre dezembro/19, janeiro/20 e fevereiro/20, em milímetros.
Fonte: Inmet

 E para o curto prazo?

Para o curto prazo, ou seja, entre os dias 14 e 22 de novembro, a previsão é de que as chuvas continuem mais homogêneas e em maiores volumes nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.

É esperado também um avanço das precipitações para os estados do Nordeste brasileiro e, por outro lado, uma redução das chuvas no Sul do país (figura 2).

Esse cenário é favorável ao avanço da semeadura da safra de grãos no país (2019/2020), que está na reta final.

Figura 2.

Previsão de chuvas no Brasil entre os dias 14 e 22 de novembro de 2019, em milímetros. 


Fonte: USDA

Para a última semana de novembro, estão previstas chuvas em todo o país, com exceção da região Nordeste.

Os volumes deverão variar de 30 a 100 milímetros no acumulado de 22 a 30 de novembro, conforme apresentamos na figura 3.

Figura 3.

Previsão de chuvas no Brasil entre os dias 22 e 30 de novembro de 2019, em milímetros. 


Fonte: USDA

Rafael Ribeiro de Lima Filho – zootecnista, msc.
Scot Consultoria

Clique e leia a matéria completa