Previsão de chuvas para o final da primeira quinzena de fevereiro

Chuva no pasto

A expectativa é de que as chuvas continuem em quase todo o país no restante da primeira metade do mês. Os maiores volumes estão previstos para região Norte e Brasil Central.

Com as chuvas que caíram nas primeiras semanas de fevereiro, as condições para manejo do solo melhoraram em boa parte do país, conforme podemos observar na figura abaixo.

Este quadro deverá beneficiar o avanço da semeadura e o desenvolvimento da segunda safra de grãos (2018/2019), bem como a situação das pastagens.

Figura 1
Condições para manejo do solo. Referência: 48 horas após o dia 07/02/19.

 

Fonte: Agritempo

Previsão climatológica

A previsão é de que as chuvas sigam em volumes maiores na primeira quinzena deste mês, mantendo o cenário mais positivo com relação às precipitações, comparativamente com o final do ano passado e começo de 2019.

Conforme apresentado na figura 2, para a região Norte, estão previstos até 150 milímetros no acumulado entre os dias 8 e 16 de fevereiro.

Já no Brasil Central, as precipitações deverão variar entre 70 e 100 milímetros neste mesmo período, conforme a região.

No sul do país, as previsões apontam para volumes menores, especialmente no Rio Grande do Sul, que deverá registrar chuvas de no máximo 20 milímetros no extremo sul e volumes de até 100 milímetros mais ao norte do estado.

Figura 2
Previsão de chuvas no Brasil entre os dias 8 e 16 de fevereiro de 2019, em milímetros.

Figura 2 - Previsão de chuvas no Brasil entre os dias 8 e 16 de fevereiro de 2019, em milímetros.

Fonte: IGES | COLA

——–

Toda segunda-feira um novo boletim climatológico é publicado às 6h. Não deixe de acompanhar!

 

Clique e leia a matéria completa