Balanço do último trimestre e previsão para o final desta quinzena

Gado no pasto em dia de chuva

No último trimestre , as chuvas ocorreram dentro da normalidade, e a expectativa é de que o clima seja mais favorável em 2019. A safra de grãos e as pastagens têm sido beneficiadas.

No Brasil Central e no Centro-sul, o período chuvoso tem início em setembro. Em 2018, o cenário foi bem melhor em termos de volume, distribuição e regularidade das precipitações, se comparado ao mesmo período do ano passado.

Veja a figura 1. No primeiro mapa, temos os desvios (anomalias) de chuvas no país no trimestre setembro, outubro e novembro de 2017.

Naquele momento, em boa parte de Mato Grosso e Goiás, além do Sul de Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Sul do Pará, Sul de Minas Gerais e Oeste da Bahia, as precipitações ocorreram abaixo da média histórica, com déficit de até 200 milímetros para o período analisado.

Os reflexos disso foram os atrasos na semeadura da safra de grãos (2017/2018), especialmente no Centro-oeste, além da recuperação mais tardia das pastagens no segundo semestre de 2017.

Figura 1

Anomalias (desvios) de chuvas no Brasil nos trimestres setembro, outubro e novembro de 2017 e de 2018, em milímetros.

Figura 1 - Anomalias (desvios) de chuvas no Brasil

Fonte: INMET/CPTEC/INPE

No segundo mapa, ainda na figura 1, temos a situação no mesmo trimestre deste ano.

Observe que os volumes de chuvas neste ano ficaram acima da média histórica em grande parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste. Esse fato tem beneficiado a safra de grãos 2018/2019 e antecipado a melhoria das condições das pastagens nessas localizações.

Previsões

Para o final da primeira quinzena de dezembro, a previsão é de um volume maior de chuvas (100-150 milímetros) na região Norte do Brasil, além do Norte de Mato Grosso, Tocantins e Goiás.

Deve chover também nos três estados do Sul, mas em menores volumes. Estão previstos entre 50 e 80 milímetros no acumulado entre os dias 8 e 15 deste mês.

Por fim, em uma faixa que vai de Mato Grosso do Sul, passando por São Paulo e Rio de Janeiro, as chuvas não deverão ultrapassar os 20 milímetros em igual período. Veja a figura 2.

Figura 2
Previsão de chuvas no Brasil entre os dias 8 e 15 de dezembro de 2018, em milímetros.

Previsão de chuvas no Brasil entre os dias 8 e 15 de dezembro de 2018, em milímetros.

Clique e leia a matéria completa