Previsões para o clima em julho

A expectativa é de tempo seco em boa parte do Brasil Central e da região Sudeste.

Previsões para o clima em julho

Em junho, as chuvas ficaram concentradas na região Norte do país, mais especificamente no Amazonas, Pará, Roraima e Amapá. Nesses estados, os volumes chegaram a 200-250 milímetros no acumulado do mês.

Choveu bastante também nos estados da região Sul, além do Sul de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. Porém, os volumes não ultrapassaram os 100-150 milímetros nesse mesmo período.

Destacamos uma ampla área que abrange boa parte do Centro-Oeste e se estende até as regiões Nordeste e Sudeste, em que não choveu em junho. Veja a figura 1.

Figura 1
Volume de chuvas no Brasil em junho, até o dia 27, em milímetros.

Previsões para o clima em julho

Fonte: Scot Consultoria

Previsões para julho

Para a primeira semana de julho, a previsão é de que as precipitações continuem em grandes volumes no extremo Norte do país e nos estados da região Sul.

Estão previstas chuvas também no litoral da região Sudeste, conforme é apresentado na figura 2.

Figura 2
Previsão de chuvas no Brasil entre os dias 28 de junho e 6 de julho de 2019, em milímetros.

Previsões para o clima em julho

Fonte: USDA

Nessas localidades, o ritmo dos trabalhos de colheita da segunda safra de milho poderá ser afetado, mas, por ora, nada que deva comprometer as produtividades das lavouras, principalmente o milho.

Em um artigo recente, falamos sobre o clima adverso nos Estados Unidos e os reflexos no mercado brasileiro de grãos. Aproveitamos esta oportunidade para falar um pouco sobre as expectativas com relação ao clima por lá, já que é do interesse do setor no Brasil.

Segundo informações do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a previsão é de que as chuvas fortes deem uma trégua nas principais regiões produtoras, em especial no Meio-Oeste norte-americano.

Com uma expectativa mais favorável de clima nos Estados Unidos, frente ao cenário nas primeiras semanas de junho, os preços da soja e do milho, inclusive, cederam no mercado internacional.

Figura 3.
Previsão de chuvas nos Estados Unidos entre os dias 28 de junho e 6 de julho de 2019, em milímetros.

Fonte: USDA


Toda segunda-feira um novo boletim climatológico é publicado às 6h. Não deixe de acompanhar!

 

Clique e leia a matéria completa