Primavera e início do verão devem ser mais quentes neste ano

Além das boas precipitações (chuvas), as previsões climáticas apontam para temperaturas médias favoráveis ao desenvolvimento do capim e lavouras de grãos nos próximos meses.

Nos últimos boletins climatológicos, temos mostrado um cenário de chuvas mais favorável no Brasil em 2018, em comparação ao ano anterior.

Verifica-se regularidade e boa distribuição das chuvas pelo país, diferentemente do ano passado, quando houve atrasos nas precipitações no Centro-oeste e baixos volumes no início da estação chuvosa no Sul do país.

Esse fato tem permitido um bom andamento da semeadura da safra de grãos no país (2018/2019) e também uma boa condição das pastagens no Brasil Central e Centro-sul.

Já é possível ver pastos verdes e com boa produção de massa (forragem) em São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, etc.

Além das chuvas, outros fatores são importantes para o desenvolvimento das plantas, como a temperatura e a luminosidade (duração e intensidade da luz).

Analisando o último trimestre (julho, agosto e setembro), a situação foi positiva em termos de temperatura média, que apresentou valores entre 0,5ºC e 1,0ºC acima da média histórica normal climatológica (veja a figura abaixo).

Figura 1
Anomalias (desvios) de temperatura no trimestre de julho, agosto e setembro de 2018, em ºC, em relação à normal climatológica (média histórica).

Gráfico 1 - Boletim Climatológico

Fonte: INMET (Instituto Nacional de Meteorologia)

Este cenário, junto com um quadro favorável de chuvas, tem se refletido em boas condições das lavouras em desenvolvimento e das pastagens em boa parte do país.

E, para o trimestre que se inicia – novembro e dezembro de 2018 e janeiro de 2019 –, a previsão é de que as temperaturas médias fiquem entre 0,4ºC e 0,6ºC acima da média histórica (figura 2). As chuvas também deverão ficar acima da normal climatológica (figura 3).

Isso quer dizer que, por ora, as expectativas são favoráveis para o desenvolvimento das lavouras e pastagens no Brasil Central e Centro-sul do país, em termos de chuvas e temperatura, considerando os próximos meses que compreendem o desenrolar da primavera (que vai de 22 de setembro a 21 de dezembro) e início do verão (que começa em 21 de dezembro e termina no dia 20 de março).

Figura 2
Previsão de anomalias (desvios) de temperatura no trimestre que envolve os meses de novembro e dezembro de 2018 e janeiro de 2019, em ºC, em relação à normal climatológica (média histórica).

Gráfico 2 - Boletim Climatológico

Fonte: INMET (Instituto Nacional de Meteorologia)

Figura 3
Previsão de desvios de chuvas no trimestre de novembro e dezembro de 2018 e janeiro de 2019, em milímetros, em relação à normal climatológica (média histórica).

Gráfico 3 - Boletim Climatológico

Fonte: INMET (Instituto Nacional de Meteorologia)

Clique e leia a matéria completa