Verão chuvoso e impactos na temperatura no país

Com as chuvas em maiores volumes, a previsão é de temperaturas mais amenas no Brasil, em relação à média histórica para o primeiro trimestre.

chuva agropecuaria

No boletim climático do dia 23/12, apresentamos as previsões de anomalias (desvios) de chuvas para o Brasil no primeiro trimestre de 2020.

Destacamos os volumes acima da média previstos para os estados do Sul do país, além do Norte e Leste de Minas Gerais, Goiás, Rondônia, Bahia, Sul do Piauí, Alagoas, Sergipe e Pernambuco.

De maneira geral, a expectativa é de um verão mais chuvoso em 2020, o que deverá refletir em temperaturas médias mais amenas no país entre janeiro e março/abril do ano que vem, em relação à média histórica.

Lembrando que além de água, a temperatura e a luz solar são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer planta, incluindo as pastagens e culturas agrícolas.

Observe na figura 1 que no Brasil Central e na região Norte do Brasil estão previstas temperaturas médias variando entre 0,4ºC e 1ºC acima da normal climatológica para o primeiro trimestre.

Nas regiões Sul e Sudeste, as temperaturas deverão ficar mais próximas da normalidade,  no máximo 0,4ºC acima da média histórica para o período.

Já nas áreas em azul no mapa, que incluem o Norte de Minas, o Rio de Janeiro, o Espírito Santo, o Nordeste de Mato Grosso do Sul e quase toda a Bahia, a previsão é de temperaturas médias até 1ºC – 1,5ºC abaixo da média histórica. 

Figura 1
Previsão de anomalias (desvios) de temperaturas médias no trimestre janeiro, fevereiro e março de 2020, em ºC.

chuva agropecuaria

Fonte: CPTEC / INMET

Chuvas e temperatura em curto prazo

Para o final de 2019 e primeira semana de janeiro de 2020, os maiores volumes estão previstos para a região Norte e Centro-Oeste do país, onde poderá chover até 150-200 milímetros no acumulado até o dia 4 de janeiro.

Também deverá chover forte em alguns estados do Nordeste, como, por exemplo, na Bahia, Maranhão e Piauí.

Na região Sudeste, as precipitações deverão ficar entre 50 e 100 milímetros no período analisado, enquanto nos estados do Sul do país os volumes não deverão ultrapassar os 50-60 milímetros, conforme apresentado na figura 2.

Figura 2
Previsão de chuvas no Brasil entre os dias 27 de dezembro de 2019 e 4 de janeiro de 2020, em milímetros. 

chuva agropecuaria

Fonte: USDA

Na figura 3 está o mapa com a previsão de temperaturas médias até o final da primeira semana de janeiro de 2020.

Figura 3
Previsão de temperatura média no Brasil entre os dias 27 de dezembro de 2019 e 4 de janeiro de 2020, em ºC. 

chuva agropecuaria

Fonte: USDA

A figura 4 representa o mapa de anomalias (desvios) de temperaturas em relação à normal climatológica (média histórica).

Observe que, em boa parte das regiões Centro-Oeste, Norte, Sudeste e Nordeste, a previsão aponta para temperaturas médias entre 2ºC e 4ºC abaixo da média para o período em questão.

Por outro lado, nos estados do Sul e em uma faixa que abrange o Mato Grosso do Sul, além de parte de Mato Grosso, Goiás e Tocantins, as temperaturas médias deverão ficar em 2ºC e 4ºC acima da média.

Figura 4
Previsão de anomalias (desvios) de temperatura média no Brasil entre os dias 27 de dezembro de 2019 e 4 de janeiro de 2020, em ºC. 

chuva agropecuaria

Fonte: USDA

Toda segunda-feira um novo boletim climatológico é publicado às 6h. Não deixe de acompanhar!

 

Clique e leia a matéria completa