Volume de chuvas ainda preocupa produtores do PR e MS

Após quase 20 dias sem chuvas no Paraná e Mato Grosso do Sul, finalmente choveu no final de dezembro nesses estados, o que diminuiu, em parte, a preocupação com a produtividade da safra de grãos 2018/2019 e a situação das pastagens. Previsões apontam baixo volume de chuvas para a primeira quinzena nessas localidades.

Em dezembro, as chuvas ocorreram em maiores volumes nas regiões Norte, Centro-oeste, Nordeste e parte do Sudeste do Brasil.

Em algumas áreas no Norte de Mato Grosso e Sul e Oeste da Bahia, os volumes chegaram a 250-300 milímetros no acumulado do mês, até o dia 27.

Já no Paraná, Oeste de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Oeste de Santa Catarina, os volumes foram menores e mais concentrados nas últimas semanas de dezembro, conforme é possível observar na figura abaixo.

Figura 1
Volumes acumulados de chuvas no Brasil em dezembro (até o dia 27), em milímetros.

Figura 1 - Volumes acumulados de chuvas no Brasil em dezembro, em milímetros.

Fonte: INMET | CPTEC | INPE

Nessas localidades ainda existe a preocupação com relação à situação das lavouras de grãos 2018/2019, em função da falta de chuvas que ultrapassou vinte dias em alguns casos. Entretanto, as precipitações no final de dezembro deverão reduzir os prejuízos em termos de produtividade.

Veja na figura 2, até a última semana de dezembro, somente algumas áreas no Nordeste, além de pontos isolados no Centro-oeste e Norte de Minas Gerais, não receberam chuvas nos últimos 15-20 dias.

Figura 2
Número de dias consecutivos sem chuvas até 27 de dezembro de 2018.

Figura 2 - Número de dias consecutivos sem chuvas até 27 de dezembro de 2018.

Fonte: INMET | CPTEC | INPE

Para este último dia do ano e começo de janeiro de 2019, as previsões apontam para chuvas mais concentradas na região Norte do país e Brasil Central, com volumes de até 150 milímetros no acumulado de 28 de dezembro de 2018 a 4 de janeiro de 2019.

No Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo estão previstas chuvas, mas os volumes não deverão ultrapassar os 50-60 milímetros no mesmo período.

Figura 3
Previsão de chuvas no Brasil entre os dias 28 de dezembro de 2018 e 5 de janeiro de 2019, em milímetros.

Figura 3 - Previsão de chuvas entre 28-12-18 e 05-01-19 em milímetros.

Fonte: IGES | COLA

No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina a previsão é de que as chuvas retornem com maior intensidade no final da primeira quinzena de janeiro.

Por outro lado, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul deverão continuar recebendo volumes menores comparativamente, o que mantém a atenção.

Figura 4
Previsão de chuvas no Brasil entre os dias 5 e 13 de janeiro de 2019, em milímetros.

Figura 4 - Previsão de chuvas no Brasil entre os dias 5 e 13 de janeiro de 2019, em milímetros.

Fonte: IGES | COLA | USDA

—–

Toda segunda-feira um novo boletim climatológico é publicado às 6h. Não deixe de acompanhar!

 

Clique e leia a matéria completa