Previsão de chuvas nesta reta final da semeadura da safra 2018/2019

Temporal - Boletim Climatológico

Grandes volumes de chuvas nas últimas semanas prejudicaram, pontualmente, o andamento dos trabalhos no campo, mas o ritmo da semeadura está à frente da safra passada.

Em Mato Grosso, segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), até o dia 16 de novembro, 99,4% da área prevista com soja (2018/2019) foi semeada. Para uma comparação, nesse mesmo período da safra passada, 90,7% da área com a cultura havia sido semeada no estado.

No Paraná, até o dia 19 de novembro, a semeadura da soja atingiu 95% da área prevista, frente aos 90% plantados no mesmo período de 2017. Os números são do Departamento de Economia Rural (DERAL). No caso do milho de verão (primeira safra), 99% da área foi semeada até então no estado, sendo que, no ciclo passado, neste mesmo período, a semeadura tinha atingido 95% da área com o cereal.

No Rio Grande do Sul, o plantio do milho de primeira safra chegou a 81% da área até o final da primeira quinzena de novembro (EMATER). Com relação à soja, os gaúchos semearam 48% da área prevista para 2018/2019. Os trabalhos estão, em média, cinco pontos percentuais à frente do registrado na safra anterior (2017/2018).

Diferentemente do ano passado, tanto no Centro-oeste como no Sul do país, neste ano, as chuvas estão mais dentro da normalidade, ou seja, em volumes mais próximos das médias históricas, com melhor regularidade e distribuição.

Confira mais informações que publicamos anteriormente sobre a retomada das chuvas nesta temporada. Veja aqui e aqui.

A expectativa da Scot Consultoria é de que o plantio da safra de verão 2018/2019 seja concluído até o final de novembro no Brasil Central, além das regiões Sudeste e Sul.

A previsão, no entanto, é de chuvas em boa parte do país, com exceção de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o que poderá segurar o ritmo da semeadura nessa reta final para importantes produtores, como Paraná e Minas Gerais, além do Centro-oeste.

Nessas áreas, o volume previsto de chuvas poderá chegar a 100 milímetros no acumulado de 22 a 30 de novembro, conforme é possível observar na figura abaixo.

Figura 1
Previsão de chuvas no Brasil entre os dias 22 e 30 de novembro de 2018, em milímetros.

Previsão de chuvas reta final da semeadura

Fonte: USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos)

 

Clique e leia a matéria completa