Broni Fries Luersen, pecuarista que inspira

Veja por que a pecuarista de quase 80 anos virou referência na região e é exemplo de superação para a família ao tocar, sozinha, seis fazendas no interior do Paraná

Pecuarista de sucesso

Ao ser perguntado qual pecuarista o inspira, o médico veterinário Herbert Luersen, proprietário da Agropecuária HCR, em Altamira do Paraná (PR), não pensou duas vezes ao escolher a avó materna, Broni Fries Luersen. Os motivos? Vários. Mas o principal: nos altos dos seus quase 80 anos, Broni toca, sozinha, seis fazendas no interior do Paraná. Tanta dedicação e o ótimo resultado nos negócios só aumentaram o orgulho da família e tornou a pecuarista um exemplo na região.

Nascida em Santa Catarina, em 1941, Broni mudou-se para o Paraná vinte anos depois com o seu marido, Herberto Luersen. O primeiro negócio do casal foi uma loja. Dez anos depois, compraram sua primeira fazenda em Campina da Lagoa (PR), onde passaram a morar.

Mesmo com a rotina da loja, Broni acompanhava o marido na fazenda e o ajudava nas atividades rurais. Outras propriedades foram adquiridas nos anos seguintes, sempre com Herberto e a esposa à frente dos negócios. Em 1995, Herberto veio a falecer devido a um câncer. Com quatro filhas e seus respectivos maridos, a família imaginou que os genros tocariam as propriedades. Mas Broni anunciou a todos que assumiria sozinha os negócios.

Partilhou as fazendas com as filhas e passou a tocar as suas. Em pouco tempo, fez dobrar o número de propriedades sob o seu comando. Atualmente, a família tem 13 fazendas no Paraná e Broni administra seis delas. “Cada dia da semana é dedicado a visitar as propriedades, uma a uma. Ela é a primeira a chegar, às 6h da manhã, e a última a sair. Isso com quase 80 anos”, conta orgulhoso o neto Herbert.

Apaixonada pela pecuária e pela raça Nelore, Broni é quem gerencia todas as fazendas, escolhendo, comprando e vendendo os animais. “Na região inteira aqui, minha avó virou um espelho, uma inspiração, um exemplo de superação. Afinal, uma mulher que ficou viúva, com quatro filhas, dobrou de tamanho o negócio que assumiu e, hoje, aos 80 anos, manda e desmanda. É um orgulho para a família e uma inspiração a todos”, destaca Herbert.

Como ser uma pecuarista que inspira

Pecuarista de sucesso

Uma das primeiras perguntas feitas por Herbert à sua avó é como conseguiu construir esta trajetória de sucesso e hoje tocar, sozinha, aos 80 anos, seis propriedades rurais. A pecuarista não demora em responder “com dedicação e amor, não há segredos, não há receita”.

Criada no sítio, no interior, Broni desde cedo teve contato com o campo e suas dificuldades. Depois, com o marido Herberto, foi ganhando mais experiência nas atividades das fazendas. “Ao decidir tocar sozinha as fazendas, só dei continuidade ao trabalho que já estava sendo feito. Não tive muitos obstáculos não. Mas isso aconteceu, provavelmente, porque me apaixonei pela pecuária e pelos animais”, explica.

Ela conta que procura não se lembrar da idade que tem, e sim apenas da paixão que mantém pelo campo, pela sua rotina, pela pecuária e pelos animais. “Se eu pensar na minha idade, não faço nada. E não sou muito de ficar dentro de casa não. Adoro ir para as fazendas, tocar as atividades, orientar e acompanhar todo o serviço realizado. Enfim, gosto muito do que faço e isso me motiva todos os dias”, ressalta.

Uma história inspiradora a de Broni Fries Luersen, concorda? E para você, qual pecuarista inspira seu dia a dia no campo? Compartilhe com a gente aqui nos comentários!

Clique e leia a matéria completa

Tags

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados

Cadastro

6 respostas para “Broni Fries Luersen, pecuarista que inspira”

  1. Avatar Carlo Júnior Pedrosa - Paraíba (PB) disse:

    O pecuarista que tenho como espelho e Dr manelito Dantas da fazenda Carnaúba em Taperoa na Paraíba

    1. Pasto Extraordinário Pasto Extraordinário disse:

      Legal, Carlo. Quem sabe ele aparece por aqui também. 💚

  2. Avatar Izequias Alves da Silva - Mato Grosso do Sul (MS) disse:

    Parabéns

    1. Pasto Extraordinário Pasto Extraordinário disse:

      Agradecemos em nome da Broni 💚

  3. Avatar Adário Adriano Salgueiro - Paraná (PR) disse:

    Seu Herberto foi um exemplo de ser humano, para todos que tiveram o prazer de conhece-lo.
    Quando o conheci já era uma pessoa de muitas posses. Mas uma das pessoas mais humildes que conheci. Muito bravo. Mas muito justo.
    Certa vez, tomando um wiski com ele, já mais pra lá do que pra ca. (Eu sim, ele não, pq era forte o homem).
    Ele me disse que queria ter um filho homem, e eu disse sem problemas, se quiser me adotar….kkk.
    Pensa num homem que ficou bravo,kkk.
    Mas rapidamente, ele voltou ao normal e tomamos mais uns…kkk.
    Me lembro que ele dizia que só olhar pra pessoa, já conhecia, deveria ser a experiência de vida.
    Pois eu era um jovenzinho ainda.
    E aprendi muito com ele.
    Que Deus o tenha…Sr. Herberto Luersen.

    1. Pasto Extraordinário Pasto Extraordinário disse:

      Que legal a sua lembrança, Adário. ;D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*