
O Brasil é o sexto maior produtor de leite no mundo, segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgada em 2019 com dados de 2018. Segundo o IBGE, Minas Gerais fica em primeiro lugar no ranking de estados por volume produzido, com 8,93 bilhões de litros, seguido do Paraná, com 4,37 bilhões de litros, e Rio Grande do Sul, com 4,24 bilhões de litros. Em relação à produtividade, o estado de Santa Catarina é o campeão, com média de 3.799 litros por vaca por ano, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 3.441 litros, Paraná, com 3.225 litros, e Minas Gerais, com 2.839 litros.
LEIA TAMBÉM: Estresse térmico em vacas de leite e reflexos na produção
E é do estado catarinense a vaca que mais produziu leite em 2019, segundo a avaliação feita pela Associação Catarinense de Criadores de Bovinos (ACCB). O animal é da Cabanha Cassiano, propriedade familiar localizada na cidade de Jaborá, na Região Oeste, e fundada há 30 anos. A vaca produziu 21.136 litros durante 305 dias de 2019, uma média diária de 69,2 litros por dia.
O proprietário e produtor Euclides Otávio Cassiano explica que o alto desempenho é resultado de mais de 20 anos de investimento em melhoramento genético, boa alimentação e promoção do bem-estar animal. “Hoje, a cabanha possui 170 animais, 80 em lactação. Essa vaca sempre produziu muito bem. No primeiro parto, ela fechou 305 dias com uma produção de 14.998 litros; no segundo parto foram 18.479 litros e, no terceiro, fechou com 21.135 litros, volume que rendeu o reconhecimento de vaca mais produtiva do Brasil”, destaca.

Investimento em melhoramento genético e bem-estar animal resultou em animais com alto desempenho na produção de leite na Cabanha Cassiano
LEIA TAMBÉM: Como a inovação chegou até as vacas leiteiras?
Euclides conta que, mensalmente, é feita a coleta de uma amostra do leite para analisar sua qualidadee a produção diária, que conta com três ordenhas. Essa coletaé acompanhada por um veterinário que envia os dados para a Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (A.B.C.B.R.H). Com as informações, a instituição verifica qual vaca é a mais produtiva do país. Além da produtividade, a propriedade é reconhecida pela qualidade do rebanho. A vaca premiada já tem três novilhas, e a expectativa é de que elas também tenham bom desempenho na produção leiteira.
Quais estratégias você adota em sua propriedade para aumentar a produção de leite? No seu rebanho, qual é o volume médio de produção de leite por vaca? Conte para a gente nos comentários.
LEIA MAIS: Práticas que aumentam a produtividade nas fazendas leiteiras