Carlos Roberto Simm ensina sobre a importância da gestão de pessoas

Para ter sucesso no agronegócio é necessário investir em uma boa gestão de pessoas.

O agronegócio, assim como outros segmentos do mercado, conta com colaboradores que interagem entre si para executarem as mais diversas tarefas, com o objetivo de gerar os melhores resultados e o sucesso do negócio. A integração das atividades e o alinhamento dos propósitos junto a todos da equipe é determinante para uma alta performance. Para falar sobre o assunto, conversamos com um pecuarista que é exemplo na gestão de pessoas. Confira!

O engenheiro agrônomo e produtor rural Carlos Roberto Simm, 65 anos, administra a Fazenda Clarice, em Campestre da Serra, no Rio Grande do Sul, e também é presidente da Associação dos Produtores Rurais dos Campos de Cima da Serra (Aproccima) e coordenador da Comissão de Pecuária de Corte da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul). Carlos é natural de Porto Alegre, mas na infância morou com os avós paternos no interior do estado. “Quando criança, eu gostava muito de colecionar folhagens e plantas, sempre gostei desse contato com a natureza e com a terra”, conta.

O pai de Carlos, Edgar Simm, foi uma grande inspiração para suas tomadas de decisões e pelo caminho que trilhou. Edgar foi Secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, nos anos 70, “e, em diversas vezes, tive a oportunidade de acompanhar meu pai nas viagens pelo interior, em especial, nas visitas em Estações Experimentais, aquelas áreas destinadas à realização de programas e atividades de pesquisas científicas”, afirma o engenheiro.

Carlos fez o curso de técnico Agrícola e depois Agronomia e, na década de 1990, iniciou as atividades profissionais na Fazenda Clarice. Ao assumir a atividade administrativa da fazenda, ele conta que o primeiro desafio foi dar foco aos negócios da família, pois trabalhavam com avicultura, suinocultura, pecuária e agricultura, e os resultados não eram compatíveis. “Primeiro acabamos com as aves e transformamos os galpões em confinamento de bovinos. Anos mais tarde, encerramos a atividade de suínos e, hoje, o nosso foco é na integração de sistemas produtivos, lavoura, pecuária e florestamento.

Para Carlos Roberto Simm, um dos maiores desafios enfrentados nesse período, foi na hora de liderar e fazer a gestão de pessoas, pois considerou muito complicado convencê-las a abrir mão de parte da sua individualidade em benefício de um bem coletivo. “Não somos e não fomos educados para o espírito de união e, muitas vezes, tentamos resolver os problemas de maneira isolada e desarticulada.”, reforça.

“Com base em inúmeras experiências, percebo que a velocidade de crescimento do agronegócio poderia ser muito mais rápida se houvesse uma melhor organização das cadeias produtivas e se as pessoas estivessem convergindo e não competindo”, aponta o engenheiro.

Carlos Roberto Simm também enfatiza que a gestão de pessoas está sendo um grande desafio no agronegócio, em função da dificuldade em encontrar bons profissionais. Para ele, a qualificação e a produtividade infelizmente não acompanham as necessidades do mercado. “Portanto, é preciso formar líderes e gestores que envolvam a equipe, que sejam bons pelo exemplo, que influenciem os demais naturalmente e, acima de tudo, que busquem resultados baseados na construção e na contribuição do grupo. Isso reduz os riscos e compromete as pessoas”, orienta.

Dados históricos mostram a evolução na gestão rural, principalmente, porque antigamente tudo era muito baseado na autoridade e na hierarquia. Hoje, os gestores do agronegócio percebem que esse modelo mudou e estão envolvendo mais a comunicação e a participação ativa dos profissionais. “Somos fruto do nosso passado, por isso, devemos valorizar a história para tirar lições e dar o devido reconhecimento às pessoas que deram sua contribuição”, finaliza o engenheiro.

Leia também: Investimento e gestão: a chave para o sucesso na pecuária

Como é a gestão de pessoas na sua propriedade? Conte pra gente nos comentários!

Clique e leia a matéria completa

Tags

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados

Cadastro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*