Carneiro no buraco, um prato típico de Campo Mourão

Conheça a história do tradicional carneiro no buraco e aprenda a preparar esse saboroso prato típico de Campo Mourão

carneiro no buraco

O carneiro no buraco, prato típico de Campo Mourão, localizado na região Centro-Oeste do Paraná, é conhecido em todo o Brasil pela tradicional festa nacional, que acontece há 28 anos na cidade.

O saboroso prato foi inspirado em um filme exibido no início da década de 1960, em que vaqueiros preparavam alimentos sobre brasas, dentro de um buraco cavado no chão. A forma inusitada de preparo da comida chamou a atenção de um grupo de pioneiros da cidade de Campo Mourão: Ênio Queiroz, Joaquim Teodoro de Oliveira e Saul Ferreira Caldas, todos já falecidos, que resolveram fazer um teste. Da primeira receita utilizada à atual, foram realizadas muitas experiências e adaptações para aprimorar a iguaria, que, ao longo de muitos anos, foi servida esporadicamente em encontros de amigos. Na década de 1980, o prato ficou tão famoso que autoridades e outros visitantes passaram a ser recepcionados no município sempre com carneiro no buraco.

Campo Mourão instituiu a iguaria como prato típico e criou a festa nacional do carneiro no buraco em 1990. Esse evento gastronômico, desde então, é realizado sempre em julho e tem por objetivo preservar e divulgar essa deliciosa tradição da cidade e de seus colonizadores.

A festa

A festa nacional do carneiro no buraco acabou transformando o prato típico em um verdadeiro símbolo da cidade. O evento reúne, há décadas, cerca de 150 mil pessoas que vêm de diversos lugares do Brasil e do exterior, todos os anos. Além do prato em si, a programação inclui shows, exposições, feira da agroindústria familiar, leilões de gado, artesanato, café colonial, festivais e espetáculos ao ar livre, parque de diversões, rodeio e muitas outras atrações.

Neste ano, o Sindicato Rural da cidade e o Rotary Club Campo Mourão foram os responsáveis pelo evento, realizado no dia 14 de julho, que teve na programação um almoço com o prato típico. “Este evento é uma forma do Sindicato homenagear os pioneiros do município e os criadores do prato típico, mantendo a tradição da festa anual”, ressaltou o presidente da entidade, o empresário Nery José Thomé.

Que tal aprender como preparar o típico carneiro no buraco? Anote a receita!

Ingredientes 

1 tacho (serve aproximadamente 60 pessoas):

27 quilos de carne de carneiro de média idade

2 quilos de tomate (miúdos)

3 quilos de batata-doce

3 quilos de mandioquinha salsa

2 quilos de chuchu

2 quilos de cenoura

½ quilo de pimentão

1 quilo de vagem

1,5 quilo de maçã vermelha (miúdas)

2 quilos de abobrinha

2 quilos de cebola (miúdas)

Temperos:

sal (815 gramas)

pimenta-do-reino (10 gramas)

óleo (300 ml) 

vinagre de vinho (1,2 litro)

salsinha (2 maços)

cebolinha (2 maços)

alho (300 gramas)

Modo de preparo

O prato típico de Campo Mourão é cozido em um buraco de 1,5 m² de profundidade e abertura de 1,05 m², com 2 m³ de lenha seca e um tacho com capacidade para 30 litros, com tampa metálica. Os ingredientes do tempero são batidos no liquidificador, a carne cortada em pedaços pequenos – deve permanecer por três horas no caldo antes do preparo. No tacho untado com azeite, a primeira camada é sempre de chuchu e abobrinha. Em seguida, alternam-se as camadas de carne e legumes.

No final, coloque por cima os tomates, as cebolas e as maçãs, inteiras. O restante do tempero que sobrou do caldo é despejado no tacho por cima de todos os legumes. Após a queima de 2 m³  de lenha no buraco, por um período de 6 horas, é descido o tacho, que fica sobre as brasas e coberto com uma tampa metálica e depois é vedado com terra para manter a temperatura do cozimento.

Ganchos especiais de madeira são usados na colocação e na retirada do tacho. Após 6 horas, a iguaria está pronta. O tempo completo de preparação é de aproximadamente 12 horas.

Ficou com vontade? Em nosso blog, você encontra outras receitas tradicionais de diversas regiões do país. Aprenda a fazer também um delicioso churrasco de varal ou uma deliciosa costela de chão.

Clique e leia a matéria completa

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados

Cadastro

2 respostas para “Carneiro no buraco, um prato típico de Campo Mourão”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*