O carneiro no buraco, prato típico de Campo Mourão, localizado na região Centro-Oeste do Paraná, é conhecido em todo o Brasil pela tradicional festa nacional, que acontece há 28 anos na cidade.
O saboroso prato foi inspirado em um filme exibido no início da década de 1960, em que vaqueiros preparavam alimentos sobre brasas, dentro de um buraco cavado no chão. A forma inusitada de preparo da comida chamou a atenção de um grupo de pioneiros da cidade de Campo Mourão: Ênio Queiroz, Joaquim Teodoro de Oliveira e Saul Ferreira Caldas, todos já falecidos, que resolveram fazer um teste. Da primeira receita utilizada à atual, foram realizadas muitas experiências e adaptações para aprimorar a iguaria, que, ao longo de muitos anos, foi servida esporadicamente em encontros de amigos. Na década de 1980, o prato ficou tão famoso que autoridades e outros visitantes passaram a ser recepcionados no município sempre com carneiro no buraco.
Campo Mourão instituiu a iguaria como prato típico e criou a festa nacional do carneiro no buraco em 1990. Esse evento gastronômico, desde então, é realizado sempre em julho e tem por objetivo preservar e divulgar essa deliciosa tradição da cidade e de seus colonizadores.
A festa
A festa nacional do carneiro no buraco acabou transformando o prato típico em um verdadeiro símbolo da cidade. O evento reúne, há décadas, cerca de 150 mil pessoas que vêm de diversos lugares do Brasil e do exterior, todos os anos. Além do prato em si, a programação inclui shows, exposições, feira da agroindústria familiar, leilões de gado, artesanato, café colonial, festivais e espetáculos ao ar livre, parque de diversões, rodeio e muitas outras atrações.
Neste ano, o Sindicato Rural da cidade e o Rotary Club Campo Mourão foram os responsáveis pelo evento, realizado no dia 14 de julho, que teve na programação um almoço com o prato típico. “Este evento é uma forma do Sindicato homenagear os pioneiros do município e os criadores do prato típico, mantendo a tradição da festa anual”, ressaltou o presidente da entidade, o empresário Nery José Thomé.
Que tal aprender como preparar o típico carneiro no buraco? Anote a receita!
Ingredientes
1 tacho (serve aproximadamente 60 pessoas):
27 quilos de carne de carneiro de média idade
2 quilos de tomate (miúdos)
3 quilos de batata-doce
3 quilos de mandioquinha salsa
2 quilos de chuchu
2 quilos de cenoura
½ quilo de pimentão
1 quilo de vagem
1,5 quilo de maçã vermelha (miúdas)
2 quilos de abobrinha
2 quilos de cebola (miúdas)
Temperos:
sal (815 gramas)
pimenta-do-reino (10 gramas)
óleo (300 ml)
vinagre de vinho (1,2 litro)
salsinha (2 maços)
cebolinha (2 maços)
alho (300 gramas)
Modo de preparo
O prato típico de Campo Mourão é cozido em um buraco de 1,5 m² de profundidade e abertura de 1,05 m², com 2 m³ de lenha seca e um tacho com capacidade para 30 litros, com tampa metálica. Os ingredientes do tempero são batidos no liquidificador, a carne cortada em pedaços pequenos – deve permanecer por três horas no caldo antes do preparo. No tacho untado com azeite, a primeira camada é sempre de chuchu e abobrinha. Em seguida, alternam-se as camadas de carne e legumes.
No final, coloque por cima os tomates, as cebolas e as maçãs, inteiras. O restante do tempero que sobrou do caldo é despejado no tacho por cima de todos os legumes. Após a queima de 2 m³ de lenha no buraco, por um período de 6 horas, é descido o tacho, que fica sobre as brasas e coberto com uma tampa metálica e depois é vedado com terra para manter a temperatura do cozimento.
Ganchos especiais de madeira são usados na colocação e na retirada do tacho. Após 6 horas, a iguaria está pronta. O tempo completo de preparação é de aproximadamente 12 horas.
Ficou com vontade? Em nosso blog, você encontra outras receitas tradicionais de diversas regiões do país. Aprenda a fazer também um delicioso churrasco de varal ou uma deliciosa costela de chão.
Sempre quis provar esta iguaria
A primeira vez que vi foi no globo rural a vinte cinco anos
Que legal, Everton! Agora que já conhece a receita você mesmo pode preparar e se deliciar. 😀