Blog •  21/03/2022

Carrefour vende carne sustentável e acessível

Something went wrong. Please try again later...
Carrefour vende carne sustentável e acessível

Carrefour comercializa carne bovina rastreada, desde o nascimento do bezerro

O Grupo Carrefour está comercializando carne bovina rastreada, desde o nascimento do bezerro, e 100% livre de desmatamento. O projeto, que teve início em 2018, é fruto de uma parceria da Fundação Carrefour e da Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH). O intuito da iniciativa, além de promover a inclusão socioeconômica de pequenos produtores, é oferecer um produto sustentável e com preço acessível.

O Carrefour atua no projeto como investidor e comprador. Nos últimos três anos, mais de 3,5 milhões de euros foram destinados ao Programa Sustentável de Bezerros, por meio do repasse dos recursos a 450 produtores em forma de consultorias em manejo do rebanho, pastagem, ambiental, nutrição animal e fundiária. “O Grupo Carrefour Brasil apoia o programa de bezerros há três anos, por acreditar no seu potencial de transformação socioambiental, incluindo economicamente o pequeno produtor e colaborando para que ele possa também preservar e recuperar os biomas”, avalia Lucio Vicente, diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.

Implantação do projeto

Inicialmente os produtores participantes são de duas regiões de Mato Grosso, uma no bioma Amazônia e outra no Cerrado. A IDH oferece suporte para as adaptações e regularizações necessárias para que as pequenas propriedades se tornem aptas a participar do projeto. O apoio é feito de forma gradual, da melhoria de aspectos técnicos, passando pela conformidade ambiental, até o rastreamento individual de cada animal. Também é necessário cumprir critérios de controle do desmatamento durante todo o processo. O intuito é aumentar a lucratividade do produtor e gerar um produto sustentável.

“Estamos apresentando uma solução que promove o desenvolvimento territorial, saindo do nicho para ganhar escala. Além dos benefícios diretos ao produtor e dos resultados ambientais, o consumidor final terá acesso a um produto mais sustentável e com preço competitivo de mercado, quebrando o paradigma de que para ser sustentável tem que ser caro, e iniciando uma nova discussão na cadeia da carne”, afirma Daniela Mariuzzo, diretora executiva da IDH Brasil e do Programa de Paisagens Sustentáveis na América Latina.

Metas alinhadas às necessidades do país

O Programa de Rastreio também tem como objetivo contribuir com as metas assumidas pelo governo de diminuição de gases do efeito estufa, visto que procura promover a recuperação de pastos com pouca produtividade, além de buscar a redução do desmatamento e incentivar a agricultura de baixo carbono.

A próxima etapa do Programa será a expansão para outras áreas nacionais. “Essa segunda fase do projeto é um avanço sem precedentes e razão de comemoração para nós, já que uma de nossas prioridades no combate às mudanças climáticas é acompanhar continuamente a cadeia da pecuária, visando à melhoria dos procedimentos pelos fornecedores e assegurando o monitoramento e a confiabilidade na compra do bovino, entregando ao consumidor carnes de áreas não desmatadas”, afirmou o diretor.

O consumidor está cada vez mais atento à jornada dos alimentos e exigente com os parâmetros que são utilizados. A informação acessível democratizou o conhecimento, gerando poder de escolha mesmo em parcelas da população com menor poder aquisitivo. A iniciativa do programa busca atender a essa demanda ao mesmo tempo que trabalha para fortalecer o agronegócio sustentável nacional.

E, para quem quiser conhecer, a linha de carnes está disponível na loja Carrefour Hipermercado no Shopping Interlagos, em São Paulo/SP. Os consumidores podem ter acesso às informações por meio de um QR Code estampado na etiqueta. Que tal conhecer a novidade?