Casos atípicos de vaca louca e os impactos no mercado do boi gordo

O mercado do boi gordo sente os efeitos da suspensão das vendas de carne bovina para China, mas expectativa é de melhoria do escoamento doméstico.

Na primeira semana de setembro, foram confirmados dois casos do mal da vaca louca atípica, em Mato Grosso e em Minas Gerais.

Cabe a ressalva de que foram casos atípicos, que ocorrem de maneira espontânea e esporádica em animais mais velhos. É o motivo, inclusive, pelo qual alguns destinos, como é o caso da China, definirem um limite de idade para o gado que produzirá a carne.

Essa forma atípica não indica nenhum problema com sanidade ou o fornecimento de produtos impróprios na alimentação de ruminantes. Para esclarecimento, a ocorrência da vaca louca típica, que não é o caso do Brasil, está relacionada ao consumo de produtos de origem animal pelos bovinos, como farinha de carne e ossos. Esse tipo de doença gerou grande impacto no Reino Unido no final do século passado.

Voltando à situação atual, a própria Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) definiu o caso como encerrado assim que foi confirmado, sem alteração alguma no status do Brasil para a doença, que segue como insignificante.  

Apesar de ser um caso atípico e nada mudar na situação sanitária do Brasil, temos um acordo com a China de suspensão dos embarques devido à ocorrência de casos, e isso ocorreu. Agora o mercado aguarda a liberação, que deve vir da China.

Em 2019, na última ocorrência de um caso atípico de vaca louca no Brasil, da suspensão à retomada das vendas ao país, foram menos de duas semanas, prazo que já fui superado nessa ocasião. É um ponto de atenção que deve ser acompanhado. 

De janeiro a agosto, a China participou com 56,9% do faturamento brasileiro com as exportações de carne bovina in natura e um acréscimo de 24,2% na comparação com o mesmo intervalo de 2020. De acordo com esses números, fica clara a apreensão do mercado.

Apesar da pressão de baixa e testes contundentes feitos pela indústria, entre o início e a última semana de setembro, a cotação de referência do boi gordo cedeu 2,6%, relativamente pouco.

Mercado de reposição

Com a situação crítica de chuvas em boa parte das regiões, os compradores de categorias jovens já vinham mais calmos nas negociações. Os vendedores, por sua vez, tinham menos poder de barganha, uma vez que a manutenção dos animais na fazenda nem sempre estava viável.

As incertezas relacionadas às exportações afetaram o mercado do boi gordo e deixaram os compradores ainda mais cautelosos. Com isso, ajustes negativos têm sido observados, ainda que a disponibilidade geral de reposição não esteja grande em 2021.

A figura 1 apresenta a evolução dos preços do boi gordo e categorias de reposição em 2021, considerando a média de janeiro como base 100.

Figura 1.
Evolução dos preços do boi gordo e categorias de reposição em 2021, considerando a média de janeiro como base 100.

Fonte: Scot Consultoria

Frente aos preços médios em janeiro, as cotações do boi gordo em setembro foram 6,8% maiores para o boi gordo, 1,3% menores para o boi magro e 7,9% maiores para o bezerro de doze meses, tomando São Paulo como referência.

Expectativas para outubro e o último trimestre

Para o curto prazo, as expectativas ficam por conta da retomada das exportações brasileiras de carne bovina, não só para a China, mas para outros destinos que também suspenderam os embarques.

Dessa forma, para o começo de outubro, se não tivermos nenhum avanço nesse sentido, a previsão é de que o mercado do boi gordo siga pressionado para baixo.

Tomando como cenário base o cenário em que a China volte a comprar em breve, os demais fatores devem colaborar para um cenário positivo para os preços após resolvida a questão das exportações de carne bovina.

Além da melhoria esperada para o consumo doméstico, não devemos ter volume grande de oferta de gado para abate na reta final do ano.      

Hyberville Neto – médico-veterinário, msc.

Clique e leia a matéria completa

Tags

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados

Cadastro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*