Você já pensou em fazer parte de uma Comitiva Pantaneira? Cavalgar pelas áreas alagadas do Pantanal, conduzir o gado por estradas de chão, experimentar a saborosa culinária típica de um acampamento e, ainda, descansar em uma rede entre as árvores? Isso é possível em Miranda, localizada a 212 quilômetros de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A cidade oferece um roteiro turístico completo, uma experiência única e um verdadeiro mergulho na cultura sul-mato-grossense. Tudo isso para o turista se aventurar como um verdadeiro peão de boiadeiro.
Para o proprietário da Consciência Ecológica Viagens e Turismo, Mário Nelson Benites, o objetivo das comitivas pantaneiras é propiciar aos participantes um passeio inesquecível em total sintonia com a natureza em pleno Pantanal brasileiro. “A Comitiva Pantaneira é um produto turístico que valoriza a tradição do homem pantaneiro e apresenta novas possibilidades de integrar o turismo, a cultura e a gastronomia regional. Para mim, é um orgulho ter essa opção de passeio no meu portfólio”, afirma.
A médica Evanir Lucas Andrade Elvas participou neste ano de uma Comitiva no Pantanal. Para ela, a oportunidade foi única para apreciar um cenário exuberante da fauna e flora brasileiras. “Adoro a região sul-mato-grossense, pela beleza natural do lugar e pela hospitalidade dos moradores. Não tem nada mais gostoso que respirar aquele ar puro da mata, descansar em uma rede embaixo da sombra de uma árvore e ouvir uma boa história”, lembra.
O proprietário da operadora de turismo conta que a procura pelo passeio vem crescendo na região. Por isso, toda a logística, segurança e estrutura são muito bem planejadas para dar todo o suporte aos participantes. “Nossa preocupação é fazer uma cavalgada prazerosa e com segurança, pois temos crianças, idosos, enfim, famílias inteiras participando, incluindo turistas estrangeiros, e todos interagindo com a comunidade local”, enfatiza Benites.
Leia também: Você conhece a história do berrante?
Evanir complementa que a Comitiva proporciona uma experiência excepcional, já que ela e sua família puderam ter contato direto com o modo de vida simples do homem pantaneiro. “Foram três dias de imersão na cultura, música, natureza, culinária e integração homem-cavalo”, detalha.
Essa atividade passou a fazer parte do portfólio das agências e operadoras de turismo do Pantanal na década de 1990, quando surgiu a ideia de segmentação do turismo. Na época, foram criadas rotas de gastronomia, vinhos e cervejas. Teve início também a conscientização dos fazendeiros para abrirem as portas das antigas fazendas de gado aos turistas apreciadores da cavalgada. |
Ficou com vontade de participar de uma Comitiva Pantaneira? Conte para gente nos comentários!
—
Leia mais: Saiba onde e qual espécie pescar em água doce no Brasil
Boa tarde
Gostaria de saber como entrar em contato para participar de comitiva!!
Olá Fabia, tudo bem? Entre em contato com a agência para saber mais como participar: https://pioneiroturismo.com.br/experiencias/comitiva-pantaneira-tocando-gado-no-pantanal-sul/ 🙂