Cursos do Senar-PR que oferecem apoio para as atividades dentro da propriedade alcançam mais de 52 mil alunos em dois anos

O objetivo é melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias que vivem no campo

Os cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Paraná (Senar-PR), que oferecem apoio para as atividades dentro da propriedade, receberam 52.712 alunos desde 2019, de acordo com o gerente técnico da instituição, Arthur Piazza Bergamini. Elétrica básica, cercas de arame, administração rural, primeiros socorros e piloto automático de tratores são alguns dos cursos ofertados pela entidade e que são essenciais para o bom funcionamento das propriedades rurais, apesar de não terem ligação com a atividade final do produtor. São competências úteis para o dia a dia das atividades agropecuárias.

O objetivo dessa formação é melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias que vivem no campo. Para prosperar nesse intuito, o Senar-PR decidiu expandir o seu conhecimento para além do que envolve diretamente as culturas do agronegócio.

Em entrevista ao blog Pasto Extraordinário, Bergamini explicou o porquê desta iniciativa do Senar-PR.

“Os cursos de apoio trazem conhecimentos, habilidades e atitudes para a execução de atividades chamadas de transversais, ou seja, que atendem a várias demandas das propriedades rurais em diferentes cadeias produtivas. Podemos citar, por exemplo, títulos de operação de tratores – que é uma ‘ferramenta’ utilizada em praticamente todas as fazendas, independentemente da atividade desenvolvida”, afirmou.

LEIA TAMBÉM: Curso on-line e gratuito sobre recuperação de pastagens degradadas tem mais de 21 mil alunos em um ano

Capacitação

Os cursos possibilitam que os alunos adquiram mais autonomia na condução das atividades / Divulgação Senar-PR

Ao capacitar os produtores rurais a desenvolverem essas aptidões, segundo Bergamini, se reduz a dependência da contratação de mão de obra terceirizada. 

Os cursos possibilitam que os alunos adquiram mais autonomia na condução das atividades, afinal, não são todas as regiões que têm uma prestação de serviços estruturada para atender às necessidades dos agricultores e pecuaristas. “Caso seja necessário alguma contratação, entendemos que um produtor que passa por estas capacitações possui melhores condições de avaliar a qualidade da prestação de serviços.”

“Em geral, os produtores têm conseguido executar as atividades na propriedade atendendo aos objetivos das capacitações”, disse Bergamini.

LEIA MAIS: 9 cursos on-line sobre agronegócio para aprimorar o seu conhecimento

‘O que a gente aprende, ninguém tira de nós’

Luciano Zanardo é gerente da Fazenda Califórnia, em Jacarezinho (PR). Ele fez o curso de piloto automático de tratores.

Luciano, que é gerente da Fazenda Califórnia, localizada em Jacarezinho (PR), fez um dos cursos oferecidos pelo Senar-PR

“Nós temos as máquinas e as tecnologias, mas não sabíamos o básico para poder usá-las. O treinamento do Senar-PR nos ensinou muito além disso. Hoje estamos familiarizados com os monitores de GPS que, por exemplo, não conhecíamos – agora, sabemos lidar com os monitores e toda a sua tecnologia”, contou.

Para Zanardo, a ação do Senar-PR proporciona economia, segurança e independência aos produtores. Todas as habilidades desenvolvidas pelos cursos são, conforme Zanardo, necessárias para que a classe possa aprender a trabalhar corretamente, ainda mais no momento de transição que a agricultura está passando: “É uma nova geração de máquinas modernas e automatizadas. Estamos com falta de mão de obra qualificada”.

“O que a gente aprende, ninguém tira de nós. O aprendizado é a melhor coisa que podemos ter e deixar para os outros. O homem do campo sempre foi esquecido, mas hoje é diferente. Existe a consciência de que, sem o produtor rural, nosso país quebra. Qualificando o produtor, com certeza gera-se renda no campo e, consequentemente, no nosso país”, afirmou.

Todos os cursos de apoio para as atividades dentro da propriedade são gratuitos, e o participante recebe certificado. Veja como se inscrever!

Confira outros cursos ofertados pelo Senar-PR.

VEJA TAMBÉM: Internet a favor da agropecuária durante a pandemia

Minicursos online e gratuitos

Mas, para quem tem interesse em cursos da área produtiva, neste ano, o Senar lançou nacionalmente quatro minicursos online e gratuitos, com até duas horas de duração e prazo de sete dias para a conclusão. Esse formato de conteúdo é novo e visa o aperfeiçoamento profissional de quem trabalha no campo.

Os minicursos oferecidos são:

  • Correção de acidez do solo;
  • Entendendo a degradação de pastagens;
  • Formas de intervenção nas pastagens;
  • Técnicas de otimização das pastagens e do pastejo.

Os interessados podem fazer a matrícula em um minicurso por vez. O acesso deve ser feito no site do Senar.

Além dos minicursos, a instituição também disponibiliza mais de 80 cursos no formato EaD no portal. Confira.

Ficou interessado em aprimorar os seus conhecimentos? Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo que elaboramos para incentivá-lo a focar o seu desenvolvimento enquanto produtor rural.

Clique e leia a matéria completa

Tags

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados

Cadastro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*