De office boy a proprietário de uma rede de lojas no Tocantins

Conheça a história de Edvando Bessa, da Terrafós, que adaptou o seu negócio na pandemia e agora comemora os resultados de 2020

A Terrafós nasceu em 1998, na cidade de Araguaína (TO), por iniciativa de Edvando Bessa, sócio-proprietário e administrador do grupo Terrafós. Naquela época, Edvando tinha 16 anos de experiência no setor de produtos agropecuários. Antes disso, ele trabalhou no estado de Goiás (GO) como office boy, passou pelo controle de estoque e chegou à área de vendas, quando conheceu de perto a carência e os desafios do mercado nesse segmento. Hoje, 23 anos depois, Edvando tem orgulho de dizer que tem seis lojas situadas de Norte a Sul do Tocantins, nas cidades de Augustinópolis, Araguaína (duas lojas), Colinas do Tocantins, Paraíso do Tocantins e Gurupi.

Edvando Bessa

Um período de incertezas

O ano de 2020 foi marcado pela crise por causa do coronavírus. Inicialmente, a reação foi de um grande ponto de interrogação na cabeça de todos, nos mais variados segmentos. Mas, apesar das dúvidas e incertezas, o setor de produção de alimentos não parou em nenhum momento.

Segundo o empresário do grupo Terrafós, eles precisaram se adaptar e estabeleceram processos de segurança nas lojas, disponibilizaram novas formas de atendimento, como o drive-thru e WhatsApp, e reforçaram a comunicação interna dos processos a serem seguidos, como distanciamento entre as pessoas, utilização de máscaras, higienização das mãos com álcool em gel e outras medidas.

“No nosso segmento, o que tivemos nessa pandemia foi uma adequação no formato de trabalho e atendimento, pensando sempre na segurança dos nossos clientes e colaboradores. Procuramos manter os estoques abastecidos e disponíveis para que não faltassem insumos para o homem do campo continuar produzindo alimentos para o Brasil e para o mundo”, explica Edvando.

“A crise não chegou por aqui!” – Edvando Bessa.

Edvando destaca alguns pontos que tornaram o mercado competitivo, mesmo com a crise gerada pela pandemia. São eles:

– Demanda crescente de alimento, principalmente da carne bovina, que é a principal atividade dos clientes da empresa.

– Valorização do dólar, fazendo com que a carne brasileira se tornasse ainda mais competitiva no mercado.

– Abertura e crescimento de novos países, como a China, e, agora, um novo e importante mercado, o da Índia.

– Conscientização dos clientes de que a tecnificação e a profissionalização dos processos são necessárias para viabilizar a produtividade e o crescimento da atividade.

“Com isso, aumentou a demanda por insumos como nutrição animal, adubos, herbicidas e equipamentos de cerca elétrica, entre outros itens. Enfim, a crise não chegou por aqui!”, conta, entusiasmado.

LEIA TAMBÉM: O que esperar da agropecuária brasileira em 2021?

Ano de firmar uma nova parceria

Em junho de 2020, a Terrafós iniciou sua parceria com a Corteva Agriscience™, “após meses de conversas, alinhamentos e muita troca de experiências entre a diretoria da Terrafós e a equipe da Corteva. “Chegamos à conclusão de que era importante consolidar a parceria. Nós já trabalhávamos com produtos da marca, mas em 2020 estabelecemos uma parceria direta”, afirma o sócio-proprietário.

De acordo com Edvando, a Terrafós comercializa toda a linha de pecuária da Corteva Agriscience™. “Nós trabalhamos com o que tem de melhor no mercado, os produtos com o melhor custo-benefício e a máxima eficiência. Com certeza, essa parceria proporciona as melhores opções de combate às plantas invasoras das pastagens. Os produtos da Corteva Agriscience™ proporcionam segurança, confiança e satisfação para quem os utiliza. A marca é sinônimo de bons resultados”, ressalta.

LEIA TAMBÉM: Especial distribuidores: Paixão é o segredo do sucesso

Prontos para o futuro

O agronegócio está vivendo um momento ímpar, no qual a demanda por proteína é crescente no mundo. O Brasil está cada dia mais produzindo alimentos com alta tecnologia para esse mercado.

“Nossa expectativa é crescer ainda mais, colaborando com a pecuária brasileira. Vamos continuar trabalhando com muita dedicação e garra, requisitos que não faltaram nessas duas décadas. Somos uma empresa regional, mas com visão de uma empresa nacional; trabalhamos sempre com planejamento e estratégias de mercado em busca da satisfação de nossos clientes e colaboradores”, finaliza o empresário.

Obrigada, Terrafós, pela confiança e parabéns pelos excelentes resultados conquistados no último ano!

Clique e leia a matéria completa

Tags

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados

Cadastro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*