Dia do Pecuarista: agropecuária aumenta o PIB e produtores falam sobre o orgulho da profissão

Conversamos com pecuaristas que compartilharam dicas de sucesso e contaram como contribuíram com o crescimento do setor. Confira!

Dia do pecuarista: produtores falam sobre o orgulho da profissão

Dia do Pecuarista é celebrado em 15 de julho.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,2% no 1º trimestre de 2021, na comparação com o 4º trimestre de 2020, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em junho. 

A agropecuária foi o setor que mais contribuiu para esse resultado, registrando um crescimento de 5,7%. Na lista também configuram os seguintes segmentos: Indústria (0,7%) e Serviços (0,4%).

Além disso, o 1º trimestre de 2021 foi muito positivo para a agropecuária no quesito geração de empregos no Brasil. Desde 2007, não havia um cenário tão favorável no setor. Clique para conferir a reportagem que fizemos sobre o assunto.

Dia do Pecuarista

Em comemoração a esses números tão positivos e ao Dia do Pecuarista, celebrado em 15 de julho, conversamos com produtores sobre o orgulho em ser pecuarista.

Privilégio e respeito

Para Carmen Perez, de Araguaiana, município que fica no Mato Grosso, ser pecuarista é um grande privilégio.

“Eu enxergo como um privilégio porque estou em contato constante com aquilo que eu mais gosto: a natureza, os animais e a terra. São elementos que, especialmente no mundo de hoje, são tão importantes para a humanidade. Além disso, impacta muito a minha vida, pois é uma missão colocar as boas práticas de produção no dia a dia.”


Na foto, a pecuarista Carmen Perez em sua propriedade.

O maior orgulho de Carmen é produzir respeitando a todos os envolvidos no processo, abrangendo a natureza e o ser humano. “Com todo esse respeito, a produção é possível e é verdadeira”, disse.

Segundo Carmen, o aprendizado no campo é diário e acontece por meio dos animais. “Aprendo com o comportamento e a disciplina que eles têm, o momento que eles têm de introspecção. A gente aprende muito com os sinais da natureza. Na pecuária e na agricultura, a gente vê a importância de esperar. As coisas não acontecem quando a gente quer, existe um tempo: o plantar, o colher, o nascer, o crescer”, afirmou a pecuarista.

LEIA TAMBÉM: Qual é o pecuarista que inspira você?

Dicas de sucesso na pecuária

O blog Pasto Extraordinário pediu para que Carmen compartilhasse três dicas para conquistar sucesso na profissão. Veja quais são elas:

  • Assumir o controle da gestão. Ter uma radiografia da fazenda, do que está sendo feito, um planejamento.”
  • Inserir as boas práticas de produção. Isso é fundamental na era em que a gente vive, considerando o mundo atual. Essas questões são tão abordadas e tão exigidas pelo consumidor, pela população. E a gente sabe que, fazendo com respeito, a produção é mais eficiente e é melhor. Fazer o bem faz bem.”
  • Valorizar as pessoas que fazem, as pessoas que constroem, as pessoas que estão ao nosso redor.”

O meu maior desejo é que as boas práticas de produção façam parte do sistema cada vez mais, que sejam mais inseridas e se complementem. Eu não vejo como produzir sem respeitar, produzir com resultados máximos sem olhar para o outro lado.

Nossos sinceros parabéns a todos os pecuaristas. Vocês merecem celebrar o dia com a certeza de que estão contribuindo para a missão de alimentar o mundo.

Pecuária é vida

“Ser pecuarista é minha vida”, afirmou o produtor Eduardo Cavallini de Estreito, no sul do Maranhão. É assim que ele descreve a profissão. Por formação, Cavallini é médico-veterinário. No dia a dia da fazenda, consegue unir os conhecimentos da veterinária à paixão pela pecuária.


Na foto, o pecuarista Eduardo Cavallini em atividade de campo.

“Meu maior orgulho é produzir alimentos de origem animal (carne) e também gerar empregos e melhorar a condição de vida dos meus colaboradores”, disse.

Cavallini contou que vive diariamente nas fazendas. Com o passar dos anos, ele observou o quanto a tecnologia de insumos e das máquinas foi transformando o trabalho no campo.

LEIA MAIS: Pai, médico e pecuarista, inspira herdeiros

Dicas de sucesso

Cavallini dividiu três dicas sobre o que considera o segredo do sucesso. Confira:

  • Quem tem informação tem tudo. Saber sobre o mercado futuro, o preço de compra de insumos e a venda de gado é fundamental para se manter no mercado.”
  • Invista no seu negócio, pois, para ganhar dinheiro na pecuária atual, é preciso investir pesado em adubação e manejo de pastagem, correção de solo e, principalmente, na nutrição animal.”
  • “Crie com qualidade. Se produzir leite ou bezerros para vender, invista em genética. Se for recriar bezerros para engorda de boi, compre animais de qualidade. Lembre-se sempre de que não existem bezerros, vacas ou bois caros – existe qualidade.”

O desejo de Cavallini para a agropecuária no Brasil é de mais união. “Precisamos de uma compreensão melhor entre os setores e também entre os produtores. Hoje, o agro é a locomotiva que move o nosso país e o mundo”, ponderou.

SAIBA MAIS: Quando a moeda do pecuarista vale mais

Clique e leia a matéria completa

Tags

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados

Cadastro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*