Entrevista exclusiva: pecuarista Carmen Perez conta qual é o propósito do documentário “Quando ouvi a voz da terra”

Filme será lançado no 6º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, que vai ocorrer entre os dias 25 e 27 de outubro de 2021

Carmen Perez é uma pecuarista que enfrenta os desafios e transforma o trabalho com os animais e com os seres humanos. Após passar por momentos de reflexão em relação ao seu propósito de vida, decidiu embarcar em uma jornada para sentir os sons e o ar do campo a partir do olhar das pessoas. Assim surgiu o documentário patrocinado pela Corteva Agriscience™ “Quando ouvi a voz da terra”, no qual ela é a protagonista e relata a sua história repleta de mudança de paradigmas na produção agropecuária.

“O documentário trata das histórias das pessoas que têm vínculo muito forte com a terra, da relação de respeito com a natureza e com os animais. Aquelas que não vivem esse contexto devem conhecer mais histórias e criar laços”, contou Carmen, em entrevista ao blog Pasto Extraordinário.

Para mostrar todas essas vivências, Carmem saiu em viagem pelo coração do Brasil buscando personagens e lugares que compartilhem da mesma vontade de produzir alimentos de maneira sustentável e em harmonia com a natureza.

LEIA TAMBÉM: Dia do Pecuarista: agropecuária aumenta o PIB e produtores falam sobre o orgulho da profissão

Conexão

“A principal mensagem do documentário é a criação de uma conexão entre as pessoas do campo e da cidade, já que falta a elas a oportunidade de viver essa intimidade com o meio rural”, afirmou.

Foi em dezembro de 2019 que Carmen, junto com o diretor Nando Dias Gomes e a jornalista Flávia Tonin – que são os parceiros dela nessa jornada – começou a idealizar o documentário. Logo depois, a pandemia chegou ao Brasil, e o projeto foi suspenso. Contudo, a concepção do filme seguiu a todo vapor.

“Eu acho que foi importante tudo isso porque as ideias foram criando corpo, forma e uma direção. Qual é o sentido, o que a gente quer falar e mostrar, para quem?”

Carmen está totalmente envolvida no documentário – desde a captação dos recursos até as filmagens. “Contei a minha história e da minha família na pecuária, e o meu engajamento em relação ao bem-estar dos animais, o que foi uma transformação na minha vida”, relatou.

Nova era no campo

De acordo com Carmen, a nova era do campo é sinônimo de conexão com as boas práticas de produção.

“É uma visão 360º. Não é só produzir e rentabilizar. É entender a parte social, ambiental, o respeito pelos animais e pelo todo. Eu acho que essa é a nova era que vem e fala muito alto. Existe a tradição, que é forte, mas precisamos transformar, entender que nós vivemos em um novo mundo, com uma nova demanda”, explicou.

“É esse aprendizado dos valores, do respeito, do tempo da natureza e dos animais. Não temos o controle de acelerar ou pausar. Esse tempo é algo maior.”

LEIA MAIS: Produtos sustentáveis e com procedência comprovada conquistam cada vez mais consumidores

Ciclo da vida

Carmem também disse que aprende muito com o comportamento dos animais: ”Existe uma ordem, uma organização entre eles, um respeito, uma hierarquia, uma calma, e isso me fascina demais”. Segundo a pecuarista, a possibilidade de produzir de uma forma respeitosa e com segurança alimentar é dar sentido ao ciclo da vida.

SAIBA MAIS: A pecuária tem papel fundamental na segurança alimentar

Coração aberto

Com o documentário, a pretensão da equipe é de que o público seja impactado pelo projeto ao escutar “de coração aberto” o propósito das pessoas do campo.

“A gente espera que o filme gere identidade em todos nós, produtores do campo. Queremos promover conexões e ter outras opiniões sobre o que e como fazemos as coisas no dia a dia. Histórias são muito poderosas”, finalizou.

O filme “Quando ouvi a voz da terra” será lançado no 6º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, que vai ocorrer entre os dias 25 e 27 de outubro de 2021.

E aí, está na expectativa para assistir ao documentário? Esperamos que tenham gostado desta entrevista especial que fizemos com a Carmen Perez!

Clique e leia a matéria completa

Tags

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados

Cadastro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*