Fábrica de Touros: primeira franquia de genética bovina do país

Foi lançada recentemente no Brasil a Fábrica de Touros, a primeira franquia de reprodutores bovinos Senepol

fabrica de touras

Foi-se o tempo em que franquias se limitavam a quiosques ou lojas. A mais inusitada novidade do setor é a primeira rede de franquias do agronegócio, a Fábrica de Touros Senepol, especializada na transferência de genética e conhecimento para pequenos e médios produtores de gado do país.

fabrica de touros

Tourada Senepol do criatório Nova Vida

Fábrica de Touros

Com o objetivo de melhorar a qualidade do rebanho brasileiro, a Fábrica de Touros nasceu a partir de uma parceria entre a Senepol Nova Vida, empresa pioneira na criação de gado dessa raça no Brasil, com a SMZTO Holding de Franquias, fundada por José Carlos Semenzato, responsável pela expansão de grandes marcas em diversos setores no país.

A iniciativa auxilia os franqueados na criação de animais puros da raça Senepol que serão comercializados para produtores de gado. Esses animais são mais produtivos e lucrativos e, por isso, têm sido cada vez mais procurados, principalmente para serem criados em rebanhos mistos, junto com animais da raça Nelore, mais comuns no país. Entre 2012 e 2017, houve um crescimento de 270% no rebanho Senepol, de acordo com a Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol.

fabrica de touros

Animais da raça Senepol são mais produtivos e lucrativos

Leia Também: Saiba como escolher o gado de corte mais adequado à sua fazenda

O primeiro pecuarista que apostou na ideia foi o médico-veterinário Flavius Rubira, proprietário de fazendas em Iacanga (SP) e Santa Rosa do Tocantins (TO). Ele atua há 25 anos no agronegócio e possui ampla experiência na produção de cana-de-açúcar, laranja, caprinos, bovinos leiteiros, gado de corte e plantio de madeira nobre. “Com o novo investimento na franquia, a venda de touros Senepol pode vir a ser um dos negócios mais rentáveis da fazenda. Ao menos, essa é minha expectativa”, afirma Flavius.

O pecuarista explica que desenvolver a própria marca de touros demandaria muito tempo e, com a franquia, tem acesso a uma genética pioneira selecionada pela Senepol Nova Vida. “A empresa foi responsável pelas primeiras importações de animais Senepol no Brasil, isso há 18 anos. Para mim, investir na Fábrica de Touros Senepol é meio caminho andado”, argumenta.

A franqueadora oferece todo o auxílio para o criador acompanhar a gestação, o nascimento e a desmama do bezerro, que posteriormente será vendido nos canais da Senepol Nova Vida. “A franqueadora será responsável pela fertilização in vitro, no laboratório, de embriões da raça Senepol pura, que serão inseminados em vacas dos franqueados, servindo apenas como ‘barrigas de aluguel’”, explica Ricardo Arantes, proprietário da Senepol Nova Vida.

Leia Também: Pesquisa em genética permite melhorar a qualidade da carne bovina

Arantes acrescenta que, para aderir à franquia, é preciso possuir uma propriedade e a infraestrutura necessária para a criação de gado. “Temos modelos que contemplam pequenos criadores, a partir de 40 touros. Com isso, vamos facilitar o acesso à genética bovina de qualidade no país”, conta.

Hoje, a Senepol Nova Vida conta com 17 franqueados espalhados por todo o país, e a previsão é que, em 2021, chegue-se a uma produção de 1.300 touros. A estimativa para os próximos cinco anos é a produção de 5 mil touros/ano.

fabrica de touros

Senepol: genética bovina de qualidade

Quer implantar essa novidade na sua fazenda? Conte pra gente aqui nos comentários!

Leia mais:

Série Genética – Parte 1: Contextualização 

Série Genética – Parte 2: Eficiência reprodutiva 

 

Clique e leia a matéria completa

Tags

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados

Cadastro

10 respostas para “Fábrica de Touros: primeira franquia de genética bovina do país”

  1. Avatar Edemar João Buzanello - Santa Catarina (SC) disse:

    muito interessante

    1. Pasto Extraordinário Pasto Extraordinário disse:

      Ficamos felizes que tenha aproveitado o conteúdo, Edemar. 🙂 Continue nos acompanhando para ter acesso a informações importantíssimas sobre manejo, boas práticas e atualizações sobre o mercado pecuário. 😉

  2. Avatar Juliano Sabino Mendes - Paraná (PR) disse:

    que matéria legal

    1. Pasto Extraordinário Pasto Extraordinário disse:

      Agradecemos o elogio, Juliano 🙂

Veja mais comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*