GENEX Brasil: aplicativo facilita o planejamento genético do rebanho

Solução da líder no mercado de inseminação artificial otimiza seleção de touros personalizando as buscas de acordo com a necessidade do produtor.

App Genex Tecnologia genética

Melhorar a rentabilidade na produção de leite e de carne depende, fundamentalmente, de planejamento. Investimento em estruturas, equipamentos e profissionais qualificados é apenas parte da ação. Além disso, o cuidado dispensado aos animais é tão importante que, mesmo antes de fazerem parte do seu negócio, é preciso analisar com atenção quais serão adquiridos e as necessidades voltadas para seu cuidado. Portanto, é importante levar sempre em conta a confiabilidade na aquisição. A GENEX, empresa líder no segmento de inseminação artificial, visando facilitar ainda mais a pesquisa, lançou um aplicativo específico para a tarefa: o GENEX Brasil.

Disponível para os sistemas Android e iOS, as possibilidades proporcionadas pela tecnologia são muitas. Afinal, de que outra maneira seria possível ter acesso a informações atualizadas de mais de 45 mil touros espalhados pelo Brasil? A expertise de gerenciamento de mais de 20 mil fazendas e mais de 30 milhões de vacas trouxe esse novo avanço.

Disponibilizando filtros para otimizar o tempo de consulta, o GENEX Brasil é uma forma ainda mais simples, rápida e intuitiva de consultar a bateria de touros de corte nacionais e importados das raças zebuínas. Desta maneira, é possível estruturar uma gestão adequada e reduzir chances de erro na inseminação graças ao histórico do rebanho consultado.

A gerente de produto corte da GENEX, Juliana Ferragute, explica que, para as raças zebuínas de corte da GENEX, também é seguido o conceito de Cow Sense & Science, “que nada mais é que buscar reprodutores com boas avaliações genéticas, consistência de pedigree e biótipo funcional. Esse conceito é garantia ao nosso cliente de que ele está comprando um pacote completo que produzirá animais de corte de qualidade e que deixará excelentes matrizes no rebanho”, detalha.

Selecionando o seu rebanho pelo GENEX Brasil

Escolher um reprodutor que atenda às expectativas da produção deve, sobretudo, envolver a análise genética do animal. Logo, ter em mãos informações como pedigree, especialidade (produção de leite, gordura ou proteína, considerando-se a porcentagem desses componentes) e porte ampliará a percepção de quais são as formas de manejo mais eficientes.

Interface do App Genex

Legenda: Interface do aplicativo GENEX Brasil

A auditoria genética da fazenda permite esse tipo de análise – e o aplicativo atende, justamente, a essa demanda. Afinal, a seleção extrema para características produtivas pode levar à diminuição da eficiência reprodutiva, assim como da resistência a doenças e, consequentemente, da longevidade – e a existência de variabilidade genética deve ser suficiente para permitir um progresso genético continuado.

No GENEX Brasil, fotos e vídeos completos são anexados ao perfil do touro selecionado, eliminando a necessidade de visitas, por exemplo, caso alguma opção seja inadequada aos parâmetros desejados. Assim, o gerenciamento ganha a praticidade de tempo reduzido e da objetividade. Com foco na produção, na fertilidade e na busca de uma genética diferenciada, todos os dados são baseados na atuação de uma equipe técnica de campo altamente qualificada, formada por mais de 160 médicos veterinários, zootecnistas e técnicos da área, distribuídos por todo o Brasil.

Segundo Juliana, a ferramenta descarta a necessidade de o produtor rural utilizar o catálogo impresso e garante um material sempre atualizado. “O aplicativo já é o meio de consulta mais usado nos Estados Unidos por meio do Genex Beef, e nós gostaríamos de trazer também essa facilidade para o dia a dia do profissional brasileiro. No momento da pesquisa, ele pode buscar o touro ideal para o seu objetivo de trabalho e entrar em contato diretamente com o representante mais próximo, que irá auxiliá-lo no seu planejamento”, afirma a gerente. 

Leia também: Fábrica de Touros: primeira franquia de genética bovina do país

Benefícios da seleção genética

Tanto os produtores de leite como os de corte se beneficiam por meio de touros de elevado mérito genético justamente pela garantia de um desenvolvimento de qualidade. Quando se conhece a relação entre os genes e o que se busca aperfeiçoar, a decisão é mais assertiva, e a lucratividade, além da produtividade, tem muito mais chances de ser expandida.

É importante lembrar que as estratégias de melhoramento genético precisam ser cuidadosamente estudadas. Antecipar necessidades futuras, visto que os ganhos devido à seleção ocorrem somente em longo prazo, exige de técnicos e produtores um adequado conhecimento das tendências do mercado, além de conhecimentos específicos da área.

A tecnologia facilita, e muito, o planejamento – sendo a possibilidade de seleção genética um diferencial e tanto em um mercado tão competitivo. Ter em mãos resultados de pesquisa confiável, eliminando custos variados, é mais uma ferramenta para otimizar a rotina de qualquer produtor.

Leia também: Genética animal: o que os olhos não veem, mas o bolso sente

Acessibilidade com GENEX Brasil

Único no mercado, o GENEX Brasil é gratuito e possibilita ranquear os reprodutores para encontrar os melhores para as características desejadas. Fazer uma lista personalizada de touros favoritos é mais uma funcionalidade do aplicativo.

Após o download inicial dos dados, não é necessária uma conexão com a internet para pesquisar ou classificar os animais. Alie tecnologia ao seu negócio e amplie sua produtividade.

Gostou da novidade? Conte pra gente nos comentários!

Clique e leia a matéria completa

Tags

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados

Cadastro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*