Internet: a vitrine do agronegócio

Estar presente em redes sociais e ter um site exclusivo do seu empreendimento, além de destacar sua presença no mercado, contribui para o setor como um todo.

A importância da internet nos negócios é inquestionável. Além dos avanços proporcionados pela Agricultura 4.0, que otimiza processos e aumenta tanto produtividade quanto lucratividade, a presença digital determina o destaque da empresa no mercado. É possível contornar as dificuldades da irregularidade da conexão no campo de maneira simples e eficaz – segundo uma pesquisa realizada pela Art Presse, o sinal da internet no campo é regular para 40% dos respondentes, ruim para 38,46%, inexistente para 9,23%, boa para 7,29% e ótima para 4,62%.

No agronegócio, especificamente, os principais aplicativos apontados pela pesquisa como sendo fundamentais para o negócio foram o WhatsApp, e-mail e os ligados a meteorologia, notícias e cotação de preços. Entretanto, um site bem estruturado e perfis em redes sociais, além de blogs e ferramentas associadas ao Google – site de buscas amplamente acessado – agregam valor ao seu empreendimento e mostram diferenciais de uma maneira menos trabalhosa e, claro, mais atrativa.

Ainda que informações diversas possam ser encontradas pelo público agro em canais como TV, rádio, revistas e eventos, a internet é o meio que mais cresce em termos de busca de informações nesse setor. Ou seja, há um grande espaço para o aumento no uso de ferramentas web dentro da cadeia do agronegócio.

Segundo uma pesquisa do Sebrae, feita no ano de 2017, 71% dos donos de microempresas rurais e 85% dos proprietários de empresas de pequeno porte no campo usam smartphones no dia a dia. E mais: o Censo Agropecuário do IBGE de 2017 aponta que houve um aumento de 1.790% no número de produtores com acesso à internet desde o ano de 2006 até 2017.

Portanto, está na hora de dar a devida atenção a uma estratégia para alavancar o seu negócio.

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Sites e otimização do Google: conteúdo e diferenciais

Ter um canal exclusivo no qual você possa abordar assuntos pertinentes à sua atuação, no qual você tenha liberdade para demonstrar os diferenciais dos produtos e serviços que oferece, é fundamental. Estamos falando de um site só seu. Nele, além de conteúdos desenvolvidos com o objetivo de solidificar a sua identidade e aumentar o nível de confiança e especialização no mercado, você pode centralizar informações como localização, contato, abrangência de atuação e até mesmo uma seção de perguntas e respostas, por exemplo. Isso guia o consumidor e encurta o processo de compra e venda.

Tenha em mente que é importante estruturar esse canal de maneira que, desde sua concepção, ele seja otimizado nos mecanismos de busca. Quanto mais parâmetros de SEO forem atendidos, mais destacado seu negócio estará na internet. Logo, conte com parcerias e profissionais especializados nesse tipo de ação e não tenha pressa. O planejamento adequado garante um chute inicial promissor.

Além disso, promover seu perfil de negócio e seu site na busca do Google e no Google Maps, publicar fotos e ofertas, interagir com seus clientes e divulgar eventos são ações que podem ser feitas de forma gratuita com a ferramenta Google Meu Negócio. Em poucos passos, você garante acesso a um alcance global de clientes potenciais e deixa à disposição de qualquer interessado as informações mais relevantes de seu empreendimento.

Com a possibilidade de aliar o seu perfil com o site de sua empresa, quanto mais atualizados estiverem os dados fornecidos maiores são as chances de estabelecer vínculos e concretizar negociações. Afinal, você estará em contato constante com diversas pessoas – e isso é muito bom para os negócios.

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Para o zootecnista da Fazenda Terra Boa, Pedro Matheus Braga, a internet é o meio de comunicação mais utilizado do mundo. Segundo ele, estar presente nela já significa uma enorme visibilidade e aumento das possibilidades de sucesso do negócio e do reconhecimento da marca. Pedro ainda afirma que, por ser online e de fácil acesso, um site transmite credibilidade ao usuário – e, com informações claras, adequadas e objetivas, atinge o seu público de interesse com mais rapidez e eficácia.

“Manter seu site atualizado, fornecer as informações importantes sobre a sua empresa e divulgar seus produtos e serviços contribuem para conquistar a confiança dos potenciais clientes e, consequentemente, dar mais relevância para o negócio”, finaliza.

E você, já está presente na internet e utilizando-a para alavancar ainda mais seus negócios? Compartilhe sua história conosco e conte como seu site e suas redes sociais mostram a sua qualidade no mercado.

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