O varal de carnes é uma nova e diferenciada técnica de preparar churrasco, na qual as carnes ficam penduradas por correntes ou arames e distantes da brasa. As generosas doses de sabor acontecem porque a distância faz com que carnes, frutas ou vegetais cozinhem lentamente e fiquem mais suculentas e macias.
Normalmente, usa-se lenha nesse processo, pois ela garante um calor constante e proporciona um sabor defumado aos assados. Mas o carvão também pode ser usado para segurar a temperatura do fogo.
A preparação do churrasco no varal requer uma pitada de paciência. É que, além de se iniciar o passo a passo com a montagem do varal, é necessário controlar a temperatura e alimentar a brasa quando necessário. O tempo de preparo varia bastante e pode levar até 10 horas – isso está relacionado ao tipo de carne, tamanho da peça e condições climáticas, entre outros aspectos.
O mestre assador do Festival de Carnes Tropeiro, Nicolino Andreatta Costa, conta que esse tipo de churrasco é muito elogiado pelos apreciadores de carne porque ela fica macia e com sabor inigualável de defumado. Nicolino tem mais de 15 anos de experiência e viaja o Brasil todo preparando churrasco, incluindo em seu calendário eventos para a Corteva Agriscience™. Mas ele considera que cada evento é único. “Quanto colocamos amor naquilo que fazemos, normalmente o resultado é fantástico”, diz, orgulhoso. “Meu prazer de assar uma carne é ver a satisfação estampada no rosto das pessoas”, completa Nicolino. Para o mestre assador, o segredo para fazer um bom churrasco no varal é ter paciência para executar, manter a brasa constante e curtir cada momento do preparo!
Anote na agenda!
O próximo Festival de Carnes Tropeiro acontece no dia 20 de outubro em Araguaína/TO. Está sendo estimado um público de 1.000 a 1.500 pessoas e serão assados 1.500 kg de carne. O evento será divido em 13 estações e, em uma delas, haverá o churrasco com a técnica de varal. Se você mora na região, não perca!
O mais perto que cheguei foi em Poá na festa de Farroupilhas. Saboreie uma costela que não esqueço.
Que legal, Oscar! A carne realmente fica mais suculenta e saborosa né?
Gostaria de saber sobre os temperos usados e um esquema de construção para esse varal para churrasco de chão
Agradecemos seu comentário, Wilson! Anotamos sua sugestão e vamos avaliar para um próximo post. Continue nos acompanhando por aqui para mais novidades. ?
Curiosidade
É um método de assar carnes inusitado né, Claudinei?