José Miguel Merlo: uma trajetória de exemplo aos filhos

Conheça a história do pecuarista capixaba de 77 anos, que nasceu na roça e hoje é proprietário de quatro fazendas e passa seu conhecimento aos três filhos

José Miguel Merlo

“Tenho 77 anos e energia de 40! Isso porque foram anos muito bem vividos”. Talvez esse seja o principal motivo para o pecuarista José Miguel Merlo, dono desses 77 anos, ser considerado um grande exemplo para os filhos. Honestidade, perseverança, dedicação e muito trabalho sempre acompanharam o pecuarista na sua trajetória de vida e foram os mais importantes valores repassados aos três filhos.

Capixaba de Santa Teresa, município do Espírito Santo, José Miguel nasceu e morou na roça com os pais e a avó materna até os 14 anos de idade. Ele conta que a sua avó era dona de cinco colônias, o equivalente a aproximadamente 25 alqueires de terra, nas quais eram produzidos leite e café.

Hoje, José Miguel é proprietário de quatro fazendas, todas próximas a Governador Valadares, em Minas Gerais, cidade para onde se mudou na adolescência. “E todas adquiridas exclusivamente pelo nosso trabalho, não as herdamos de ninguém”, faz questão de destacar. Isso porque, segundo o pecuarista, foi uma trajetória longa, cheia de desafios, mas sempre com muita esperança, responsabilidade e dedicação.

“Foram quatro anos como seminarista de padres capuchinhos, depois a passagem pelo Banco de Minas S.A. por mais seis anos e o início da carreira como empresário, dono de um posto de combustível na BR 116, que naquela época ainda era de chão batido, onde permaneci por 22 anos trabalhando. Ricas experiências que me ensinaram e trouxeram esses valores como essenciais para a vida, como profissional, pai e cidadão”, relembra José Miguel.

José Miguel Merlo
José Miguel e o filho André

Primeiro pedaço de terra

Foi com o trabalho como empresário à frente do posto de combustível, inclusive, que José Miguel conseguiu comprar seu primeiro pedaço de terra, em 1967, em Pescador – cidade vizinha a Governador Valadares –, e seus primeiros bezerros.

Aos poucos, o pecuarista foi adquirindo mais gados e arrendando mais terras. Hoje, ele administra quatro fazendas, todas com atividades exclusivas de gado de corte: a Fazenda Porto Alegre, a 25 km de Governador Valadares, uma no Município de São José do Divino e duas no Município de Pescador, todas também localizadas próximo a Governador Valadares.

Em sua trajetória profissional, José Miguel também foi presidente da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce por 10 anos e sócio-fundador do Sicoob Crediriodoce. Atualmente ocupa a presidência da União Ruralista Rio Doce, em Governador Valadares, que em 2019 completou 50 anos.

Exemplo dos pais, apoio da família

Quando perguntado sobre como conseguiu trilhar esse caminho de conquistas e como se mantém atuante nas atividades da agropecuária até hoje, José Miguel não mede elogios aos ensinamentos que herdou dos pais e ao apoio que recebe da família. A esposa, Creuza, seus três filhos – André, Vanusa e Vanessa – e os seis netos, hoje, quase todos formados.

“Nossa família realmente é muito unida. Creuza e eu sempre procuramos passar aos nossos filhos e netos valores como determinação, dedicação, honestidade, transparência e muito trabalho. São ensinamentos importantíssimos para a vida pessoal e profissional”, reforça.

André Merlo, o primogênito, foi quem sempre acompanhou José Miguel nas atividades no campo, mesmo morando na cidade desde pequeno. Desde então, tem no pai o exemplo de cidadão e profissional honesto e comprometido com tudo o que faz. Valores esses que também procura passar aos seus dois filhos, ao lado de sua esposa, Andreia. Hoje, aos 53 anos, André é prefeito de Governador Valadares e proprietário de fazendas na região.

“Sempre, em qualquer situação, ser honesto, responsável, cumpridor dos compromissos, ser um bom comerciante e trabalhar muito. Essa é a grande herança que carrego do meu pai, nosso maior exemplo, pois até hoje, aos 77 anos, está atuante nas atividades da pecuária”, destaca.

Os nossos parabéns ao José Miguel pelo exemplo de dedicação à família e amor ao campo. E também, ao André, que procura passar os valores aprendidos aos filhos.

Aliás, esta não é a primeira história de amor ao campo e valores repassados entre gerações publicada aqui no blog. Vale a pena relembrar a trajetória de Claudio Garcia de Souza, conhecido no meio como ‘Seu Totó’.

E você? Como o seu pai influenciou a sua vida pessoal e profissional? Compartilhe aqui com a gente!

Clique e leia a matéria completa

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados

Cadastro

2 respostas para “José Miguel Merlo: uma trajetória de exemplo aos filhos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*