Modelos de chapéu: proteção e estilo no campo

Conheça os modelos de chapéu que servem tanto para a proteção como para manter o estilo no campo e já se tornaram parte do traje utilizado pelos profissionais.

modelos de chapéu

Proteção contra o sol, vento ou frio, item essencial para a lida com animais e plantações ou simplesmente para manter o estilo no campo. O uso de chapéu é um hábito antigo adotado por pecuaristas e profissionais e já se tornou parte do traje utilizado por eles. Alguns chapéus, inclusive, fazem parte da história da propriedade e da trajetória da família, passando de geração em geração. Na sua fazenda também é assim?

Nas propriedades do pecuarista Reinaldo José Zucatelli, o uso do chapéu é item obrigatório para dar início à rotina de trabalho e à lida com o gado. O principal motivo? A proteção oferecida pelo acessório para dias inteiros de atividades no campo. São aproximadamente 30 mil cabeças das raças Nelores, Girolando e Brahman, com atuação na cria, recria, engorda. “Todos os nossos profissionais, do peão ao patrão, não começam o dia sem colocar o chapéu. É regra”, conta Reinaldo, que não tira da cabeça o modelo panamá original, uma referência em chapéu, em sua opinião.

modelos de chapéu

Reinaldo Zucatelli

Na família do veterinário e pecuarista Bruno Jacintho, o chapéu também compõe a vestimenta diária de seus irmãos, esposa, filhos e profissionais. O hábito é justificado pela adequação ao estilo com o qual eles se vestem, mas, principalmente, “pelo protetor eficiente contra o sol escaldante tão comum na nossa lida campeira nas fazendas”, defende ele.

modelos de chapéu

Bruno Jacintho

Entre os chapéus citados por Bruno, há um bastante especial: um modelo feito com 100% de pelo de castor, uma raridade no Brasil, herdado de seu pai, Chichico Jacintho. “Prezo muito por este chapéu, por ter sido do meu já falecido pai e pelo que representou na trajetória de vida e de trabalho percorrida por ele. É claro que só o utilizo em ocasiões especiais”, conta o pecuarista.

Confira a nossa seleção com os principais modelos de chapéus e veja se você encontra o seu.

Estilo country

Os chapéus country ou de cowboy são bastante tradicionais no campo e em situações como rodeios e festas sertanejas. Com grande variedade de modelos e cores, podem ser utilizados durante a rotina em fazendas ou nos momentos de lazer e descanso.

1. Gambler

Originário do México, foi levado para os Estados Unidos pelos cowboys mexicanos e é o modelo mais utilizado em filmes antigos de faroeste, com coroa plana e baixa, que protege a cabeça sem acumular ar quente, e aba ampla, que protege do sol.

modelos de chapéu

2. Nevada

Parecido com o Gambler pela coroa curta e plana, é uma boa opção para proteger a região da cabeça pela aba ampla. Diferentemente do Gambler, costuma ser feito com materiais mais refinados, trazendo um estilo mais elegante a quem o usa.

modelos de chapéu

3. Gus ou Montana

Originário do estado de Montana, nos Estados Unidos, esse modelo também conhecido como Gus tem coroa bastante alta e inclinação para a frente. Além de três vincos profundos, sendo dois laterais e um na parte frontal.

4. Cattleman

Esse modelo apresenta três vincos ou dobras em sua coroa e as laterais da aba bem elevadas e estreitas para suportar ventanias ou chuvas sem sair da cabeça.

Outros estilos

As opções de modelos de chapéu utilizado por homens e mulheres, ao redor do mundo, vão muito além dos que integram a maneira de se vestir no campo. E também podem estar entre os itens de roupa escolhidos por quem mantém o estilo campestre.

1. Fedora

Originalmente feito de feltro, nas versões mais atuais aparece com palha ou outros materiais. Entre as principais características estão copa média, aba curta e curvada nas laterais. No cinema, o modelo ficou conhecido pelos filmes de Indiana Jones.

modelos de chapéu

2. Panamá

Apesar do nome, esse modelo tem origem no Equador. Apresenta copa média, aba larga e é feito de palha da palma Toquilla, sempre em cores claras.

modelos de chapéu

3. Trilby

Variação do modelo Fedora, traz como características copa média, aba curta e curvada nas laterais. Também feito originalmente de feltro, mas nos modelos mais atuais traz palha ou outros materiais.

modelos de chapéu

4. Pork pie

Recebeu esse nome pela semelhança com as tradicionais tortas inglesas recheadas com carne de porco (pork pies). Com copa baixa e aba curta, é feito com diversos tecidos e sempre em cores neutras. Em alguns modelos, aparece com enfeites como penas na lateral.

modelos de chapéu

Para relembrar as partes do chapéu

Aba – A base do chapéu, pode ser rígida ou flexível, menor ou maior.

Cone – Parte na qual a cabeça se encaixa, a altura e o diâmetro podem variar, modificando bastante o modelo.

Copa ou Coroa – É o topo do chapéu e pode ter um vinco causando o efeito “coroa”.

Laço – Pode ou não fazer parte do modelo e serve, principalmente, como acabamento.

modelos de chapéu

Fora do campo

Os chapéus também são ótimas peças para os momentos de lazer e descanso. Durante a pesca, por exemplo, atividade que costuma durar muitas horas, é fundamental contar com o acessório por ajudar na proteção às altas temperaturas ou durante dias frios ou, ainda, com vento. E, até mesmo, contra possíveis mosquitos e insetos.

Entre os mais indicados, está o modelo chamado “chapéu legionário” (foto), com largas abas, perfeitas para cobrir toda a região da cabeça, e uma proteção na parte de trás que se estende até os ombros. Além de evitar que o sol incida diretamente na pele, é excelente contra insetos. Os diversos modelos de bonés e chapéus com proteção na nuca também podem evitar acidentes, como, por exemplo, alguma partícula ou isca artificial bater no rosto ou cabeça.

O uso de chapéu na sua família também já se tornou um hábito? E você tem algum que tenha herdado de seus pais ou avós? Compartilhe com a gente aqui no blog.

Clique e leia a matéria completa

Tags

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados

Cadastro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*