Pequeno produtor do Paraná é o primeiro a ganhar incentivos do Programa Hectare-S no sul do país

Pastagem renovada, correção do solo e gado de qualidade aumentaram a sustentabilidade econômica e ambiental da propriedade

O paranaense Mauro Rodrigues dos Santos tornou-se o primeiro produtor rural da região sul a ganhar os incentivos do Programa Hectare-S, que visa apoiar o pequeno produtor na adoção de práticas sustentáveis para preservar o seu negócio e aumentar a produtividade. Graças aos incentivos, a propriedade passou por uma ampla reforma: a acidez do solo foi corrigida, a pastagem foi recuperada e o terreno ganhou uma estrada para facilitar a adubação e curvas de nível para pôr fim à erosão. De quebra, o gado foi vendido e parte dele foi substituído por vacas da raça Girolando.

“Estou muito feliz em ser o primeiro produtor do sul escolhido por esse programa”, afirma Mauro, 53 anos, que vive com a esposa Rosineide em Vera Cruz do Oeste (PR), numa propriedade com pouco menos de 20 hectares, dos quais 3,35 hectares são utilizados na pecuária de leite.

Mauro foi beneficiado pelo Programa Hectare-S que integra a Plataforma S, iniciativa da Linha Pastagem da Corteva que estimula as boas práticas no manejo de pastagens, o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável do próprio pecuarista, do seu negócio e das comunidades em seu entorno.

Sustentabilidade e produtividade

A vida do produtor começou a mudar em 2020 por influência de João Pennacchi, diretor da Ouro Fino Agropastoril, marca consagrada no oeste do Paraná. Por causa de seu compromisso com a sustentabilidade, João foi reconhecido como Pecuarista-S por decisão da Corteva e da Plantar Comércio de insumos. Assim, conquistou o direito de receber duas verbas: uma para a reabilitação de matas e nascentes e outra para uma ação social. Como as matas de suas fazendas são preservadas, ele sugeriu utilizar os recursos em prol da sociedade.

A ação social foi realizada na APAE (Associação de Pais e Amigos de Excepcionais) de Vera Cruz do Oeste, que ganhou uma estufa para produção de mudas de eucalipto.

LEIA TAMBÉM: Pecuarista-S João Pennachi: sustentabilidade vem de berço

Neste meio tempo, o time da Corteva, liderado por Carlos Pereira Breda, FMM (Field Marketing Manager) da Linha Pastagem, estava selecionando o produtor familiar a ser contemplado pelo Programa Hectare-S. Por sugestão de João Pennacchi, o escolhido foi Mauro, que presta serviços para a fazenda Alvorada, do Grupo Ourofino. “O gerente de marketing Paulo Pimentel, o representante comercial da região, Thiago Zanella, e eu validamos a escolha com nosso Pecuarista-S, João Pennacchi, e o gerente de sua fazenda, Leandro Graeff. Em seguida, fomos todos visitar a propriedade do Mauro”, lembra Breda.

O passo inicial foi a elaboração de um laudo técnico, que deu suporte à escolha das obras que deveriam ser levadas adiante. Uma análise de solo apontou a necessidade da aplicação de calcário para corrigir a acidez da terra. Com apoio técnico de Leandro e Thiago, o pasto foi renovado com a plantação de mudas da grama Giggs. Um trator ajudou a abrir uma estrada para facilitar a adubação e construir uma curva de nível para barrar as águas da chuva, evitar a erosão e, por consequência, o assoreamento dos rios.

O produtor Mauro Rodrigues dos Santos antes da ação do Hectare-S.

Com a reforma do pasto, a oferta de forragem cresceu 165% em comparação com o volume original. A lotação de gado mais do que dobrou, passando do número original 0,89 UA/ha (Unidade Animal por hectare) para 2,36 UA/ha. Assim, o trabalho propiciou o efeito ambiental conhecido como “poupa-terra”, quando novas áreas deixam de ser utilizadas devido a tecnologias de intensificação do uso da terra.

Além de maximizar o aproveitamento da área, o projeto acelerou a engorda dos animais, dispensando o uso do milho cultivado na propriedade como alimentação suplementar do gado. “Agora o milho poderá ser comercializado, aumentando a renda do casal”, explica Thiago Zanella. No final de agosto, os técnicos da Corteva providenciaram a adubação da terra com nitrogênio, fósforo e potássio, a fim de manter a qualidade da pastagem com a presença dos animais.

Depois da ação do Hectare-S, o sítio ganhou novas pastagens.

LEIA TAMBÉM: Nitrogênio na adubação de pastagens no período das águas

As benfeitorias não pararam por aí. Mauro e sua esposa sempre sonharam em vender o leite produzido na propriedade para os laticínios da região, mas não podiam concretizar esse sonho por causa da baixa produtividade das vacas. A quantidade produzida era tão pouca que não compensava para o laticínio mandar buscar o leite no sítio. Por isso, eles se dedicavam à produção de queijos, que vendiam na região. Ciente dessa aspiração, a Corteva presenteou o casal com três vacas e uma novilha da raça Girolando, além de uma ordenhadeira mecâ

Pastagem renovada, correção do solo e gado de qualidade aumentaram a sustentabilidade econômica e ambiental da propriedade

nica. Mauro pôde, então, desfazer-se das cabeças de gado que possuía e, com o dinheiro da venda, comprou um touro da raça Tabapuã e planeja, ainda, adquirir mais vacas com a nova receita obtida. Dessa forma, poderá se transformar em um fornecedor de leite e vender os animais machos para o abate.

Em resumo, com o Programa Hectare-S, o sítio de Mauro ganhou sustentabilidade financeira, ambiental e social – fatores que estão sempre juntos, representados pelas quatro letras “S” que refletem o espírito da Plataforma-S: “S” de Sucesso, de Sustentabilidade, de Socioambiental e de Sinergia.

“O Hectare-S é a transformação da propriedade de um pequeno produtor, que tem uma baixa produtividade e tecnologia, em uma propriedade sustentável, tanto do ponto de vista econômico como do ambiental. Enfim, é um programa que cumpre várias missões ao mesmo tempo”, observa Breda. A reforma no sítio de Mauro poderá mostrar aos produtores da região como melhorar a qualidade de sua propriedade. E a Corteva já definiu o segundo beneficiado pelo Hectare-S: será um produtor da cidade de Braganey, também no Paraná.

Clique e leia a matéria completa

Tags

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados

Cadastro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*