Qual é o pecuarista que inspira você?

Acompanhe a conversa entre Lenine Luedy Neto e o pecuarista escolhido por ele, Cláudio Sabino Carvalho Filho, que conta sobre como chegou ao sucesso

Pecuaristas de Sucesso

Todos nós temos um profissional que admiramos, concorda? Aquele que ensina, inspira e serve de exemplo pelas iniciativas e pela maneira com que atua na área de trabalho. No agronegócio e na pecuária, quem inspira você?

Para descobrir quem é e qual o segredo para o seu sucesso, lançamos este especial com diversos profissionais do agro. Neste primeiro texto, vamos conversar com o veterinário Lenine Luedy Neto e o pecuarista que o inspira, Cláudio Sabino Carvalho Filho.

Lenine faz parte da quarta geração de uma família realmente apaixonada pelo campo e pela agropecuária. Atualmente, faz a gestão de oito fazendas da família, três no estado da Bahia e cinco em Minas Gerais, com criação de caprinos e ovinos, produção de leite e engorda de boi. Quando perguntado sobre como consegue manter os negócios, a resposta foi certeira: “Amor pelo campo.”

Pecuaristas de Sucesso

Pecuaristas que inspiram

Mas a inspiração vinda de outros profissionais da área também contribui para sua trajetória, na opinião de Lenine. Ao indicar um pecuarista, a resposta é rápida: Cláudio Sabino Carvalho Filho. O motivo? “Por ser uma pessoa de se admirar o trabalho, o capricho, a continuidade que vem dando à história e ao caminho percorrido pelo avô e pelo pai. O Cláudio consegue colocar ainda mais amor e comprometimento nas atividades que as gerações anteriores, além de se diferenciar pela inovação em tecnologia que sempre procura trazer aos negócios. E isso com os mesmos princípios e valores que o pai passou para ele”, argumenta.

Referência em melhoramento genético de Nelore

Cláudio é a quarta geração da tradicional família mineira Rodrigues da Cunha e Carvalho. Atualmente, está à frente dos negócios da Agropecuária Naviraí (Chácara Naviraí), localizada em Uberaba, interior de Minas Gerais – um dos trabalhos considerados referência no país em melhoramento genético da raça Nelore.

O rebanho melhorador é de 3.600 animais, divididos entre a Chácara Naviraí, que é em Minas, e a Fazenda Santa Marta, no município de Naviraí (MS).

As propriedades participam ainda de dois programas de melhoramento, o PMGZ/ABCZ e o ANCP, e já registraram 30 mil animais na Associação Brasileira de Criadores de Zebu.

Perguntamos a Lenine o que ele gostaria de saber do Cláudio sobre os segredos para o sucesso nos negócios. Veja o que ele perguntou e as repostas do pecuarista.

Lenine – Como consegue manter a disposição e o foco constantes em buscar inovação nos negócios e em novas iniciativas em tecnologia, que tragam melhorias para a produção?

Cláudio – Sempre estivemos ligados ao sistema produtivo completo, do início ao fim, participando de tudo. Gosto de viajar, olhar o mercado, o sistema de produção, o que está dando resultado, o que é eficiente e simples. E buscar trazer isso para dentro da porteira, tentando equacionar essas tecnologias de maneira economicamente viável e racional.

Lenine – Então, como é manter o comprometimento e espírito inovador sem perder essa sua simplicidade tão característica e constante?

Cláudio – Meus pais e tios sempre foram pessoas muito simples, sempre estiveram em contato direto com todos os empregados e peões. E eu gosto muito dessa simplicidade do homem do campo. Então, procuro ser e ver as coisas dessa maneira: simples.

Lenine – Sobre herdar negócios da família, sabemos que as pessoas naturalmente fazem uma comparação muito grande à gestão anterior, questionam se darão continuidade ao trabalho realizado com a mesma qualidade. Então, além do negócio, herda-se a responsabilidade de assumir e tocar de maneira igual ou melhor que a gestão anterior. Gostaria de saber como foi isso para você no início? Quais foram os principais medos e desafios enfrentados, e como contribuíram para que você alcançasse o sucesso nos negócios, com um trabalho melhorado, evolutivo e consolidado?

Cláudio – No início, existe mesmo essa comparação e dúvida das pessoas em relação a se realmente vamos conseguir dar continuidade a um trabalho bem desenvolvido. Mas herdei o negócio de meu pai bem organizado, bem administrado. Então, o mais difícil foi realmente administrar a perda inesperada dele e assumir a grande responsabilidade de um negócio já bem estabelecido.

Sempre tivemos maneiras e perfis diferentes de trabalho, mas fiquei ao lado dele ajudando a tocar as atividades durante 12 anos. Isso foi fundamental para termos um alinhamento, uma linha de trabalho focada naquilo que realmente queríamos alcançar.

Acredito que o grande conhecimento dele e a pessoa ímpar que foi em diversos aspectos da vida, combinados com o meu espírito mais inovador, parecem ter funcionado. E o plano é dar continuidade a isso, sempre lembrando a simplicidade e os valores que me passou.

Bonitas histórias de famílias tradicionais da pecuária, não é?

Agora queremos saber: qual é o pecuarista que inspira você? Compartilhe com a gente aqui no blog!

Clique e leia a matéria completa

Tags

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados

Cadastro

4 respostas para “Qual é o pecuarista que inspira você?”

  1. Avatar LUIZ GUILHERME LUCIDI MILHOLO - Minas Gerais (MG) disse:

    Conheço o Lenine de perto, como funcionário da Casa do Adubo que é revenda CORTEVA, tive a oportunidade de conhecer seu trabalho de perto. Sempre focado e buscando as melhores soluções e melhores praticas. Temos em nossa carteira de clientes grandes produtores que estão sempre em busca de melhoramentos genéticos e tecnologias como é o caso da Sula Guzerá/Guzolando, Guzerá Taboquinha, Guzerá Ygarapé, o próprio Lenine entre outros, que se formos citar, a lista será imensa. Cada um de nossos clientes são uma fonte de inspiração para nós, buscamos sempre levar soluções para o campo e trazer ensinamentos. Esse aprendizado diária é que move o homem no/do campo.

    1. Pasto Extraordinário Pasto Extraordinário disse:

      Realmente Luiz, disse tudo. Grandes homens do campo que sempre buscam o melhor para os animais e a produtividade de suas terras.

  2. Avatar Argemiro Rodrigues - Goiás (GO) disse:

    Claudinho.
    Com certeza com o melhoramento genético dando sequência o trabalho do seu pai “Cláudio Sabino “
    Que pra mim era o mito do Nelore com genética de qualidade precocidade e beleza racial no gado navirai parabéns Família navirai

    1. Pasto Extraordinário Pasto Extraordinário disse:

      É muito legal a trajetória do Cláudio, não é Argemiro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*