Alguém na sua equipe merece reconhecimento? Valorize esse profissional

Reconhecer e valorizar quem ajuda a gente a crescer é fundamental para o sucesso do negócio

reconhecimento profissional

Quem não gosta de reconhecimento e valorização? Qualquer profissional, de todos os perfis de negócios, certamente ficará ainda mais motivado se perceber o quanto é relevante para a empresa. Isso cria vínculos importantes e pode ser feito de maneiras muito simples, até com pequenos gestos.

No agronegócio, reter pessoas no campo está cada vez mais difícil, como já falamos aqui no blog no texto Os três maiores desafios da gestão de pessoas no agronegócio. Isso porque os mais jovens têm procurado novos desafios nas cidades. E quem está no campo, normalmente já há alguns anos, precisa de motivação para ficar e se aprimorar. Afinal, é um trabalho que requer dedicação e superação.

O Marcos Sereniski, da Fazenda São Manoel, em Londrina, no Paraná, é um gestor que entende esse contexto. Ele gerencia há quatro anos uma equipe e considera que o maior desafio hoje na pecuária é a retenção de talentos. “Temos um projeto de avaliação de performance individual, em que analisamos e avaliamos de forma subjetiva aspectos importantes de cada atividade realizada na pecuária ou agricultura”, conta ele sobre a prática do reconhecimento na propriedade que administra. Uma das formas que a fazenda tem hoje é baseada na meritocracia, com premiações em dinheiro.

O que fazer para reconhecer o profissional

O tempo de casa é um dos critérios mais fáceis de reconhecer as pessoas. O período em que o profissional trabalha na empresa é numérico e não deixa dúvidas. Pode ser um ótimo começo para quem ainda não faz nada atualmente.

Marcos afirma que a partir do momento em que os colaboradores começaram a ser reconhecidos, nitidamente, houve um melhor desempenho individual e, também, aumentou o comprometimento de toda a equipe.

Com a chegada do fim do ano, a oportunidade é ainda mais adequada, já que o clima emotivo das festas toma conta das pessoas. Elas estão abertas a receber o reconhecimento com gratidão. Além disso, a virada do ano é o início de um novo ciclo – é importante renovar as esperanças com otimismo e envolver a equipe nos desafios que terão pela frente.

“Aqui na fazenda, realizamos sempre confraternização de fim de ano e, ainda, damos uma festa após o término de safra no mês de maio. Acreditamos que é mais uma forma de reconhecer e valorizar os profissionais que estão ao nosso lado ao longo do ano e a cada nova conquista”, ressalta o gestor.

Selecionamos algumas dicas do que pode ser feito na sua propriedade. Anote!

1. O primeiro passo é verificar seu orçamento, ou seja, avaliar se a premiação caberá no seu bolso, até mesmo se for em dinheiro.

2. Pense em cada colaborador. Não adianta dar um presente que a pessoa não gostaria, por exemplo, um ingresso para assistir a um jogo de futebol se o profissional não gosta do esporte. Converse com o líder da área e investigue antes.

3. Como você está no campo, uma boa ideia pode ser plantar uma árvore frutífera da sua região para cada novo colaborador. Isso não irá prejudicar em nada a propriedade, pelo contrário, já demonstra o quanto você espera que dê frutos – o colaborador poderá acompanhar o crescimento da planta a cada ano.

4. Para quem completa cinco anos, que tal presentear com algum curso na área? Você pode pesquisar sobre isso e oferecer com todas as despesas de alimentação, transporte e hospedagem pagas, claro.

5. Já quem está há dez anos merece uma celebração maior, concorda? Que tal um churrasquinho surpresa feito com a equipe da fazenda em homenagem ao profissional? Você pode também dar um vale-compra para ser gasto como quiser – o valor é de acordo com suas possibilidades. Você também pode escrever uma carta de próprio punho como forma de agradecimento.

6. Se o colaborador está na propriedade há quinze anos, uma ótima ideia é envolver a família inteira no reconhecimento – ele se sentirá muito prestigiado ao perceber que está sendo valorizado e vai quer compartilhar esse orgulho com todos. Você pode proporcionar um jantar para a família em algum restaurante próximo. Com direito a bolo com quinze velas para apagar. Não se esqueça de tirar fotos e compartilhar com as demais pessoas da fazenda. Elas vão querer chegar lá também.

7. Com vinte anos ou mais, você vai ter que buscar conhecer bem cada colaborador, porque chegou a hora de proporcionar experiências inesquecíveis, como uma viagem para a praia, uma aventura envolvendo pescaria ou outro hobby, ir ao show do cantor preferido. Aí é hora de bancar o detetive.

Gostou das dicas? Você faz alguma ação de reconhecimento na sua propriedade? Compartilhe sua experiência com a gente.

Clique e leia a matéria completa

Tags

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos e personalizados

Cadastro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*